ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
Somente neste momento percebi que neste portifólio, onde devemos registrar as aprendizagens significativas durante este semestre, ainda não havia postado nenhum aprendizado referente a interdisciplina de Escola Projeto Pedagógico e Currículo.
Posso apenas neste momento, revelar algumas das inúmeras descobertas proporcionadas por esta interdisciplina.
A mesma ampliou profundamente meus conceitos com relação às instituições de professores ao ler o texto: Formação de professores: Reflexões sobre os saberes e fazeres na escola.
Fizemos em grupo uma grande análise sobre o conteúdo deste texto e concluímos que boa parte dos fracassos encontrados atualmente no âmbito escolar, está na falta de reflexão por parte dos professores sobre os pontos que envolvem o processo ensino-aprendizagem.
Neste contexto ficou clara a grande importância de refletir sobre nossa tarefa de educador, pois essa conduta interfere significativamente na rota do nosso trabalho desempenhado em sala de aula. Nesse processo a disponibilidade ao diálogo e a troca de experiências pela equipe de professores é fundamental, pois a reflexão e o conhecimento compartilhado modificam as construções teóricas e a proposta de ação pedagógica que assumimos desde a nossa formação, porém nem sempre esta cooperação acontece nas escolas...
Sem dúvida estamos cumprindo em sala de aula as mais variadas funções: assistente social, psicóloga, mãe, enfim. Mas não podemos apontar estes pontos como responsáveis pelo fracasso no processo educativo, existe a necessidade de se repensar a nossa prática escolar independente destes inconvenientes. Esta situação é muito negativa, pois quando não nos sentimos responsáveis pelo fracasso, não refletimos sobre nossa prática, nem procuramos qualificá-la.
Creio que o compartilhamento de conhecimentos e experiências através do diálogo enriquece profundamente a prática docente além aproximar e motivar os envolvidos para partir em busca do principal objetivo, que é a construção de uma escola melhor para todos.
Outra grande oportunidade que a interdisciplina EPPC está nos proporcionando é com relação à proposta de analisarmos o processo que envolve o “ensinar e o aprender” em sala de aula. Neste sentido sempre nos colocando a questionarmos sobre que fatores levam nossos alunos a aprender certos conteúdos e o que podemos nós, professores, fazer para facilitar esta caminhada.
De certa forma esta análise veio a ampliar meus conhecimentos adquiridos ainda Magistério e, sobretudo neste curso, na área de psicologia, quando discutimos a grande importância de que seja respeitado o ritmo de cada aluno, bem como suas habilidades e limitações. Neste percurso, é imprescindível aproveitarmos o conhecimento que o aluno já adquiriu e usá-lo como ponto de partida para a obtenção de novos conhecimentos. Durante este processo, seria muito interessante da nossa parte como educadores, que avaliemos o nível de desenvolvimento de cada aluno para sempre oferecer-lhes condições de crescimento, assim, não faremos nenhuma criança “esperar” para acompanhar o crescimento do seu colega.
Nossa! Acho que me empolguei! Voltarei numa outra ocasião para relatar mais algumas das inúmeras descobertas proporcionadas por esta fascinante interdisciplina.
Posso apenas neste momento, revelar algumas das inúmeras descobertas proporcionadas por esta interdisciplina.
A mesma ampliou profundamente meus conceitos com relação às instituições de professores ao ler o texto: Formação de professores: Reflexões sobre os saberes e fazeres na escola.
Fizemos em grupo uma grande análise sobre o conteúdo deste texto e concluímos que boa parte dos fracassos encontrados atualmente no âmbito escolar, está na falta de reflexão por parte dos professores sobre os pontos que envolvem o processo ensino-aprendizagem.
Neste contexto ficou clara a grande importância de refletir sobre nossa tarefa de educador, pois essa conduta interfere significativamente na rota do nosso trabalho desempenhado em sala de aula. Nesse processo a disponibilidade ao diálogo e a troca de experiências pela equipe de professores é fundamental, pois a reflexão e o conhecimento compartilhado modificam as construções teóricas e a proposta de ação pedagógica que assumimos desde a nossa formação, porém nem sempre esta cooperação acontece nas escolas...
Sem dúvida estamos cumprindo em sala de aula as mais variadas funções: assistente social, psicóloga, mãe, enfim. Mas não podemos apontar estes pontos como responsáveis pelo fracasso no processo educativo, existe a necessidade de se repensar a nossa prática escolar independente destes inconvenientes. Esta situação é muito negativa, pois quando não nos sentimos responsáveis pelo fracasso, não refletimos sobre nossa prática, nem procuramos qualificá-la.
Creio que o compartilhamento de conhecimentos e experiências através do diálogo enriquece profundamente a prática docente além aproximar e motivar os envolvidos para partir em busca do principal objetivo, que é a construção de uma escola melhor para todos.
Outra grande oportunidade que a interdisciplina EPPC está nos proporcionando é com relação à proposta de analisarmos o processo que envolve o “ensinar e o aprender” em sala de aula. Neste sentido sempre nos colocando a questionarmos sobre que fatores levam nossos alunos a aprender certos conteúdos e o que podemos nós, professores, fazer para facilitar esta caminhada.
De certa forma esta análise veio a ampliar meus conhecimentos adquiridos ainda Magistério e, sobretudo neste curso, na área de psicologia, quando discutimos a grande importância de que seja respeitado o ritmo de cada aluno, bem como suas habilidades e limitações. Neste percurso, é imprescindível aproveitarmos o conhecimento que o aluno já adquiriu e usá-lo como ponto de partida para a obtenção de novos conhecimentos. Durante este processo, seria muito interessante da nossa parte como educadores, que avaliemos o nível de desenvolvimento de cada aluno para sempre oferecer-lhes condições de crescimento, assim, não faremos nenhuma criança “esperar” para acompanhar o crescimento do seu colega.
Nossa! Acho que me empolguei! Voltarei numa outra ocasião para relatar mais algumas das inúmeras descobertas proporcionadas por esta fascinante interdisciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário