sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Minha primeira visita à Bienal -
A visita à Bienal me apresentou um outro mundo totalmente novo, onde a arte se apresenta de inúmeras maneiras e formas.
As obras criadas pelo artista argentino Jorge Macchi foram as que mais me chamaram a atenção devido aos materiais que utilizou na produção das mesmas e também pelo seu conteúdo gerador de reflexões.
Com materiais do cotidiano como jornal, papelão, vidro e não convencionais na produção artística, este artista criou verdadeiras maravilhas!!!
O seu principal objetivo de “tornar visível o que de tão visível se tornou invisível”, foi plenamente alcançado ao interpretar e refletir sobre suas obras, onde materiais efêmeros e temporários se tornaram alvo de análises profundas como algo muito precioso.
Pude perceber que na produção das obras deste ambiente, houve a grande preocupação por parte dos artistas em transmitir uma idéia, o que fez a estética do visual ficar em segundo plano. Esta situação é difícil de ser compreendida por alguém leigo neste assunto, e que imagina encontrar na Bienal, obras decorativas e encantadoras através de paisagens coloridas. A intenção desta exposição é justamente apresentar imagens que geram reflexões, análises e que muitas vezes chocam pelo seu conteúdo. Assim caracteriza-se a arte contemporânea que foi muito bem representada nesta exibição.
Da mesma forma, me sinto na responsabilidade de engajar meus alunos nesta idéia, proporcionando momentos em que a leitura de imagens se dê de forma consciente, reflexiva e crítica com o intuito de construir nos mesmos, uma nova dimensão do que poderão aprender com a observação de uma imagem.
Considero-me privilegiada em ter podido fazer parte deste grande evento cultural!
Esta interdisciplina vai deixar saudades!!!

Nenhum comentário:

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE