Desde o início do curso, quando percebi que o trabalho em equipe viria a colaborar no processo de aprendizagem, procurei fazer parte de um grupo de estudos.
Esta alternativa tem se tornado cada vez mais significativa na minha trajetória como estudante, sobretudo na construção de projetos, atividade proposta por algumas interdisciplinas. Nestes encontros ocorre muita troca, partilha e o contato afetivo que tanto sentia falta neste curso a distância...
Desta forma, passei a dar muito mais valor em minha sala de aula os trabalhos feitos em grupos, avaliando de outra forma os resultados obtidos nos mesmos, pois estou vivenciando pessoalmente as diversas vantagens que esta proposta oferece.
Percebi que trabalhando em grupo, o aprendizado é muito mais sólido e prazeroso, e que o trabalho em equipe nos proporciona a imensa oportunidade de trocar idéias e pontos de vista além de ajudar o outro e ser ajudado desencadeando neste processo novas idéias e concepções.
Após vivenciar esta experiência, passei até a aconselhar meus alunos a formarem pequenos grupos de estudo para a realização das atividades escolares de casa, pois vejo a importância e a necessidade de haver estas trocas de conhecimento entre eles.
E já estou colhendo resultados saborosos! A comunicação e a afinidade existente entre alguns alunos estão se tornando um excelente instrumento de socialização e inclusão, pois ao se juntarem não estão apenas sanando dúvidas e incertezas relacionadas a alguma atividade, estão construindo a importante atitude de ouvir e respeitar a opinião do outro, estabelecendo uma relação de amizade e cooperação, elementos essências para a cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário