terça-feira, 13 de novembro de 2007

CONTOS DE FADAS, UM ENCANTO PARA SEMPRE...

A interdiscilplina de Literatura Infanto-juvenil, nesta última temática sobre os contos de fadas, nos instigou a questionarmos sobre a autoria dos contos de fadas bem como a mensagem que estes trazem em seu conteúdo.
Confesso que ao iniciarmos a leitura do texto “Encantos para sempre”, absorvi um conceito errôneo sobre as mensagens que um conto pode passar a uma criança que o ouve, equívoco que pude corrigir conforme a leitura se transcorria e posteriormente com o debate feito com os colegas do grupo.
Inicialmente “pensei pequeno” e assim como a autora afirmou, levei ao pé da letra o que um conto infantil passa em seu texto como, por exemplo, o absurdo de conter histórias com reis e rainhas como se fosse desejável ser nobre e morar em palácios, a basbaquice apresentada pelas mulheres que passam a vida a espera de um príncipe encantado, o espírito antiecológico ao apresentar um lobo como um vilão, já que se trata de um animal ameaçado de extinção e que precisa ser protegido, enfim estas e outras questões que apenas uma pessoa leiga no assunto dá importância.
Neste sentido, conforme a leitura do texto de Ana Maria Machado ia se desmembrando fui amadurecendo a primeira impressão que tive, e percebi que não se lê um conto literalmente, estes conceitos que são trazidos por ele em suas histórias, vão se esclarecendo na medida em que o leitor se desenvolve e amadurece.
Assim sendo, o clássico Conto de Fadas não precisa de adaptações a fim de minimizar o castigo dos vilões ou diminuir o sofrimento das princesas, pois após entendidas e aceitas em sua linguagem simbólica, estes contos tradicionais se revelam um precioso acervo de experiências emocionais, de contatos com vidas diferentes e de reiteração da confiança em si.
No final, estas histórias são sempre satisfatórias para a criança, pois o pequenino se dá bem e o fraco sempre vence, desta forma a deixando tranqüila já que há de acontecer o mesmo com ela.
Neste trabalho pude perceber a capacidade que tenho de mudar de opinião totalmente ao me interar mais de um determinado assunto, neste caso os contos de fadas, perderam e votaram a ganhar a credibilidade e a confiança em minha sala de aula.
Voltamos à questão da eficácia de um bom argumento na construção de um conceito...

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está muito interessante o registro dinâmico da tua aprendizagem, com "movimentos" de aproximação e distanciamento do objeto. Ficaram subentendidas as conexões com outras interdisciplinas, como Seminário Integrador. Continue assim!!!
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Roberta disse...

Gislaine!!
É exatamente isso mesmo que as obras literárias propõem: ler nas entrelinhas, ir além dos textos, estabelecer relações.
Vejo, com muito gosto, que a discplina de Literatura vem contribuindo para a sua formação acadêmica.
Continue assim... Indo além dos textos, fazendo esse eterno movimento que só a leitura nos proporciona.
Abraços
Roberta

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE