domingo, 21 de outubro de 2007



LUDICIDADE
O andamento da interdisciplina Ludicidade e Educação está me provocando uma série de aprendizagens...O estudo sobre os termos brincadeira e jogo me fez compreender algumas diferença existente entre eles, mas sobretudo foi possível compreender que ambos estão intimamente ligados ao caráter lúdico. Assim sendo a criança precisa estar motivada para brincar, desta autonomia de pende o prazer e a motivação pra permanecer no jogo ou na brincadeira. Desta forma é inconveniente mandarmos uma criança brincar, pois neste momento a ação da criança sobre o brinquedo perde a perspectiva lúdica, afastando dela a liberdade e espontaneidade de ação, elementos necessários para que seja sustentado o prazer e motivação.
Preciso neste momento confessar que anteriormente a este estudo, frequentemente mandava meu filho de 2 anos de idade a ir brincar quando estava me atrapalhando por algum motivo, somente agora compreendo porque até o brinquedo que ele mais gostava não lhe agradava e por esse motivo permanecia ao meu lado e de certa forma me deixando furiosa. Este foi um grande aprendizado não só no campo profissional como também no pessoal.

Nenhum comentário:

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE