domingo, 21 de outubro de 2007


Fomos presenteados neste semestre pelo Seminário Integrador com um filme maravilhoso: Doze homens e uma sentença.
Fui instigada a rever meus conceitos sobre os termos “argumento” e “evidencia” a partir deste...
O fórum em grupos menores nos proporcionou uma situação real de discussão, onde podemos expressar nossas idéias e pontos de vista, bem como debater e dialogar com nossos colegas a respeito de questões vividas no filme e em nossa própria vida.
Creio que esta participação no portfólio não será curta nem breve, pois foram tantas descobertas que não gostaria de deixar alguma sem ser devidamente relatada.
Minha reflexão ficou em torno da importância de que seja analisado “minuciosamente” cada fato que aparentam ser óbvios a princípio, mas que podem estar carregados de controvérsias.
Ao assumir esta postura analítica, é imprescindível que o façamos de forma imparcial, pois características particulares e experiências de vida podem influenciar nas nossas decisões.
Existe também uma grande importância ao ato de ouvir cada argumento apresentado a fim de confirmar nossa posição. O silêncio e a posição de escuta possibilitam nos imaginar no lugar do outro, seguir a linha de pensamento do outro, e quem sabe transformar nossa forma de pensar.
“O porquê que na infância muito utilizamos é a chave de tudo na observação das evidências e fatos.” (Benites)
Da mesma forma, concordo que é preciso ter coragem e até mesmo ousadia em se posicionar contrario a maioria, mas acredito que é postura necessária para desencadear uma nova visão sobre algo que aparentemente é incontestável.
Penso que nós professores temos um poder muito grande como formadores de opinião, e por isso temos o dever de sempre propor aos alunos investigar os fatos, se indagando permanentemente sobre o que ouvem ou lêem. Esta conduta os fará ser mais vigilantes frente a certas situações, bem como evitará serem manipulados por algo ou alguém que com alguma intenção quer o seu apoio ingênuo.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Gislaine,

Está "evidente" o quão proveitosa tem sido esta atividade para ti. Tua postagem revela disponibilidade para aprender, para rever as crenças e se transformar. As vezes é necessário nos estender um pouco mais para contemplar tantas mudanças. Estás fazendo um belo trabalho, continue assim. Um grande beijo, Profa. Nádie

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE