Ao me deparar com as interdisciplinas estudadas no 5º semestre, encontro na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta alguns estudos que se assemelham com minhas pesquisas de TCC.
Minhas leituras e reflexões em busca de “alimento teórico” para amparar meu TCC, me levam a afirmar que a Timidez, enquanto sentimento de inibição e retraimento frente a situações de exposição social, não pode ser considerado como uma “doença”, ou seja, a timidez, não está vinculada a nenhuma patologia, ao contrário, ela é “um instrumento necessário na sociedade em que se vive”. (CLÁUDIO MACIEL E ZUSE).
Isso nos leva a crer que aquelas pessoas que não têm um pouco de timidez são tachadas de inadequadas, pois cometem atos que fogem ao padrão de convívio social. Um pouco de timidez é comum a todas as pessoas normais, mas deve-se ter muito cuidado com a timidez em excesso, quando ela impõe barreiras e limites que impeçam a conquista de objetivos.
Essas conclusões muito se assemelham com estudos proferidos pela interdisciplina de Psicologia da vida adulta, quando afirma que desde que nascemos convivemos com “regras sociais” impostas pelo meio exterior, onde encontramos orientações de como agir, reagir, num determinado momento. E a maturidade nos permite enxergar com mais clareza estas regras impostas pela sociedade, conduzindo com mais veemência nossa conduta social.
Embora atuantes em situações diferentes (na maturidade e nos tímidos), observamos as “regras sociais” influenciando nossas ações no nosso dia a dia. Para o tímido, a inadequação social é inaceitável, e na busca por uma postura coerente, torna-se extremamente exigente consigo mesmo, enquanto que no adulto, estas regras, mais definidas e claras, resultam em posturas mais adequadas ao convívio social.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
As regras sociais influenciando nosso comportamento
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PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS
Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.
Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE
PAULO FREIRE
3 comentários:
Gislaine!!
Que bom que conseguiste relacionar o teu tema de TCC com esse quinto semestre. Falaste da vida adulta e de como nos comportamos nela, bem como das regras sociais.
Senti falta nessa tua postagem de um referencial teórico. Que textos foram lidos nessa interdisciplina que te ajudaram a entender melhor essa fase do desenvolvimento humano??
Voltarei para ver essa tua complementação.
Abraços
Roberta
Olá Roberta,
Nem imaginas como está sendo difícil para mim relacionar as bagagens teóricas do curso com meu TCC, mas sigo na busca...
Bem, os textos que me auxiliaram nas afirmações postadas a respeito das regras sociais X maturação, foram "CONFLITOS DA VIDA SEGUNDO ERIKSON" e "AS OITO IDADES DO HOMEM" segundo Erik Erikson. Em ambos estudamos e aprofundamos um estudo sobre os ciclos da vida e as vantagens e desvantagens que ocorrem nesta trajetória. Beijos, Gislaine
Gislaine!!
Eu sei que não é fácil estabelecer essa relação, mas esse é um exercício fundamental para a construção do TCC.
É importante citar os textos lidos para as postagens para situar o leitor.
Abraços
Roberta
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