domingo, 31 de outubro de 2010

8º semestre - Estágio Curricular

O EIXO VIII, semestre onde realizei o estágio curricular, me ofereceu a oportunidade de conhecer e de vivenciar a rotina de uma sala de aula.
No estágio, experienciei da sensação de conviver com pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas... Eram diferentes quando optavam por esta ou aquela cor de papel, mas eram iguais quanto ao entusiasmo pela confecção da dobradura. Eram diferentes quando descreviam as suas dificuldades, mas eram iguais quanto a curiosidade pelo novo. Eram diferentes fisicamente, mas dentro de cada um deles era latente a vontade de aprender.
Também foi no estágio que me deparei com uma situação que, a princípio, me causou apenas estranheza e depois curiosidade: como acontece o aprendizado de um aluno tímido? Terá ele dificuldades para aprender? Será melhor respeitar sua personalidade ou buscar pela sua participação em sala de aula? Como a escola pode colaborar para a sociabilidade do aluno tímido?
Foram com estas indagações que iniciei meu TCC, e é na busca por estas respostas que venho me dedicando exaustivamente nos últimos 2 meses. Considero este aluno o evocador de minha pesquisa de TCC, pois foi do seu comportamento reservado e pouco participativo que surgiu o meu interesse por saber mais sobre como seria seu aprendizado.
Nesta “altura do campeonato” tenho condições de refletir sobre algumas certezas que eu tinha inicialmente e que não se confirmaram ao longo da pesquisa. Uma delas era a de que o aluno tímido ficava em “desvantagem” por optar não participar de atividades de sala de aula. Pensava inicialmente que esta desvantagem poderia inclusive comprometer seu aprendizado.
Minhas pesquisas me fizeram concluir que o aluno tímido é um aprendiz reflexivo, e, portanto aprende melhor agindo mentalmente e não fisicamente. Felder e Silverman (1988), dois autores que fundamentam minha pesquisa, classificam os alunos a dois tipos distintos de aprendizes – Ativos e reflexivos. “Os aprendizes ativos, tendem a compreender e reter melhor a informação trabalhando de modo ativo, agindo sobre algo – discutindo e aplicando a informação ou explicando-a para os outros, tendem a gostar mais do trabalho em equipe, têm espírito de liderança. Os aprendizes reflexivos preferem primeiro refletir sobre a informação, observar e analisar o que os outros fazem, e tendem a gostar mais de trabalhar sozinhos.”
Assim seria válido dizer que o aluno tímido não está em desvantagem pelo fato de optar não participar de algumas atividades em sala de aula, pelo contrário, está operando mentalmente e alcançando o seu aprendizado.
Uma outra conclusão que considero de extrema relevância para os que têm algum vínculo com a educação e que conquistei nesta pesquisa, é a de que o aluno tímido precisa ser estimulado a participar sempre em sala de aula, pois é somente nestes momentos que poderá experimentar as suas reais potencialidades e capacidades. Segundo o psicólogo Rene Schubert em entrevista publicada no Uol Ciências e Saúde, em novembro de 2009, “o enfrentamento de situações difíceis e geradoras de ansiedade, é uma das melhores alternativas para se vencer a timidez”. Este estudo reafirma a influencia que a postura do professor tem para o desenvolvimento de um aluno. È equívoco pensar que a melhor para o aluno tímido não participar para não se sentir constrangido, é importante estar sempre instigando sua participação para que ele vença as barreiras da timidez progressivamente.
Estas foram algumas considerações que construí ao longo da minha pesquisa e que representam mudanças significativas na minha forma de pensar e agir em sala de aula frente a um aluno tímido e pouco participativo.

Um comentário:

Roberta disse...

Gislaine!

Temos mesmo diferentes alunos em nossa sala de aula. Perceber isso é muito bom para o aprendizado de todos pois entendemos as particularidades.
Teu TCC partiu de uma curiosidade tua e está sendo respondido com grande propriedade. Parabéns!!

Abraços
Roberta

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE