sábado, 16 de outubro de 2010

A Epistemologia Genética elucidando o processo de aprendizagem dos alunos tímidos.

Na ‘varredura’ por referencial teórico no 6º semestre do curso, deparei-me com um texto por demais interessante e condizente com minha problemática de pesquisa. Na interdisciplina de Psicologia, estudamos o texto “EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO de Tania Beatriz Iwaszko Marques. Nela a autora reflete sobre o desenvolvimento humano e a interferência do agir neste desenvolvimento se pautando nas ideias de Piaget.
As pesquisas de meu TCC, voltadas para o aluno tímido e seu comportamento passivo frente ao ensino aprendizagem, me mostram que este aluno, é um aprendiz reflexivo, ou seja, ele aprende observando, ouvindo, sem encontrar nesta postura qualquer dificuldade de aprendizagem.
No texto que me referi anteriormente, no que se refere ao agir, a autora esclarece que “para a epistemologia genética a ação é promotora de aprendizagem. Piaget acreditava que a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, sendo que essa ação pode ser física ou mental”. Nas palavras do autor: As explicações mútuas entre crianças se desenvolvem no plano do pensamento e não somente no da ação material (PIAGET, 1986, p.43).
Assim acabo de encontrar nesta leitura um apoio teórico de suma importância para meu trabalho de pesquisa, onde se faz possível afirmar que o aluno tímido, mesmo mentalmente, está agindo sobre o objeto de estudo, por tanto ele não é passivo. Por isso a sua opção por não participar e/ou não manipular instrumentos práticos durante as aulas, não acarretará em desvantagem na sua aprendizagem, uma vez que seu desempenho estará sendo exercido e executado na sua totalidade, mentalmente.
Logo que escolhi meu tema de pesquisa, percebi que o assunto permeava a área da Psicologia. Não é a toa que estou encontrando bastante fundamentação teórica nas interdisciplinas do curso voltadas para esta área.
Esta leitura me ofereceu inúmeras informações que poderão ser aproveitadas para a produção de meu TCC, onde analiso os tipos de aprendizagens e classifico os alunos em aprendizes ativos e reflexivos.

Um comentário:

Roberta disse...

Gislaine!!

É gratificante que a gente consiga identificar nas interdisciplinas estudadas relações com o nosso TCC. Nesse momento parece que as coisas ficam mais claras.
Quanto aos alunos tímidos, temos mesmo que avaliar o quanto essa tímidez é um traço da personalidade de nosso aluno. Pois muitas vezes não é porque um aluno é tímido que ele tem dificuldades de aprender.

Abraços
Roberta

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE