quarta-feira, 8 de setembro de 2010

LUDICIDADE - Brincar é coisa séria!

Estou encontrando bastante dificuldade para encontrar nos Eixos do curso, teorias que se comunicam com meu tema de pesquisa.
No Eixo II por exemplo, por mais que tenha me dedicado na leitura, apenas na interdisciplina de ludicidade, através do texto "Sala de aula é lugar de brincar" de Tânea Ramos Fortuna, encontrei algum referencial para minha temática.
Uma das questões a que me proponho investigar é “Como a escola pode colaborar para a sociabilidade dos alunos tímidos”. Na interdisciplina de Ludicidade, encontramos os jogos e brincadeiras como auxiliadores para que o aluno tímido tenha a oportunidade de interagir sobre um objeto de estudo com mais naturalidade e liberdade.
O tímido está sempre muito preocupado em passar uma boa imagem para as pessoas, torna-se extremamente exigente consigo mesmo, apresentando por isso mais dificuldade de se relacionar e/ou expressar o que sente e o que pensa sobre as coisas, e os momentos lúdicos em sala de aula podem significar para o aluno tímido, um momento de “exposição social” onde o temor e a vergonha de expor-se são reduzidos, ou seja, os jogos e brincadeiras poderão aproximar os conteúdos fundamentais aos alunos e estimulando-os a se tornarem menos tímidos.
Com base em minha experiência de estágio curricular percebi que as brincadeiras e jogos na sala de aula envolviam a todos, inclusive os alunos mais retraídos.
Não poderia afirmar com precisão que as atividades lúdicas, por meio de jogos e brincadeiras, seriam as únicas formas de sociabilizar os alunos tímidos na escola, mas com certeza esta é uma alternativa que me parece bem válida.

Um comentário:

Roberta disse...

Gislaine!!

Esse esforço que tu vem fazendo é o principal objetivo do Seminário Integrador nesse semestre. Olhar as interdisciplinas com esse olhar focalizado faz com que a gente perceba coisas que talvez antes tenham nos passado desarpecebida como é o caso dos jogos/lúdico com a timidez. Como disseste pode não ser um "remédio", mas com certeza é um meio de lidar com a timidez.

Abraços
Roberta

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE