quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EIXO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

Conforme orientações SI XIX, iniciei minhas leituras pelas diferentes interdisciplinas do curso na busca por referencial teórico para problemática que escolhi para meu TCC.
O tema que despertou minha curiosidade e que escolhi para meu trabalho é de certa forma diferente e, por esta razão se torna difícil relacionar leituras com o mesmo. Encontrei apenas algumas informações na área da Psicologia sobre o Sócio-interacionismo defendido por Vygotsky.
Um dos temas centrais na obra deste autor é a relação feita entre aprendizagem e desenvolvimento, na medida em que compreende que o desenvolvimento não se faz apenas numa maturação psicológica, mas depende de aprendizagens, somente conquistadas através das “interações sociais”.
Este assunto vem em encontro ao meu tema de TCC uma vez que pretendo investigar sobre a possibilidade de pessoas tímidas estarem ou não em “desvantagem” na aprendizagem escolar, justamente em optarem por não interagir, não intervir.
Estas leituras me fizeram redescobrir a importância de oferecer aos alunos atividades onde possam explorar, interagir e “dialogar” com os objetos de sua a aprendizagem.
Estou apenas iniciando minha caminhada pelos textos mediados pelas interdisciplina ao longo destes 4 anos, e já percebo que não encontrarei muita coisa com relação a “Timidez” no curso. Inclusive, se puderes ajudar com sugestões de fontes de pesquisa, agradeço imensamente.

2 comentários:

Roberta disse...

Gislaine!!

Escolheste um tema muito interessante para o teu TCC. No momento não me lembro de nenhum livro que trate disso, mas assim que me lembrar de algum te aviso.
Porém, acho que conseguiste fazer uma boa relação com psicologia já que Vygotsky fala mesmo da interação. E quando somos tímidos temos mesmo problemas de falta de interação. Pensarei em outras referências para te indicar.

Abraços
Roberta

Gislaine disse...

Olá Roberta!
Aguardarei suas sugestões!
Grande beijo! Gislaine

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE