quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conclusões...

Nesta quarta semana de reflexão, concluo que embora não tenha encontrado muitos artigos que contemplem meu tema de TCC (A timidez no contexto escolar), alguns eixos ofereceram subsídios para a elaboração do mesmo, indiretamente. É o caso, por exemplo, da interdisciplina de SII por meio da atividade “Organização do tempo”. Este foi um estudo realizado logo no início do curso onde fui levada a refletir sobre a importância de eleger prioridades e aumentar a qualidade do tempo disponível com a família, amigos, etc. uma vez que este, o tempo, seria cada vez mais raro em função das exigências do curso.
Somente agora percebo como esta atividade me ajudou a me organizar, dando condições para que eu pudesse seguir no PEAD sem diminuir o desempenho em outros ambientes que atuava. O aluno, especialmente o da educação à distância precisa ter autonomia e consciência de que sua vitória depende unicamente de seu empenho e dedicação é neste contexto que a organização do tempo se faz necessária. Caso contrário somos “atropelados” pela falta de tempo e conseqüente não conseguimos vencer os prazos.
Neste momento, durante a produção do TCC, me vejo mais uma vez tendo de me reorganizar no tempo, pois por mais que a orientação seja assídua, o trabalho de pesquisa é individual e solitário. Bem sei que não posso, de forma alguma, emperrar na espera de um comentário, preciso ir em busca, investigar, caminhar com minhas próprias pernas. Posturas como esta, foram iniciadas lá no primeiro semestre do curso e seus efeitos perpetuaram ao longo da caminhada no PEAD apontando para a pertinência em curto e em longo prazo dos estudos proferidos pelas interdisciplinas.

Um comentário:

Roberta disse...

Gislaine!!

Essa relação de fizeste é muito importante. Pois mesmo não encontrando uma relação teórica com o teu TCC conseguiste refletir e aproximar o que foi estudado com o teu TCC.
Essa é uma lembrança importante: os pensamentos que temos hoje são decorrentes das aprendizagens e relações que já fizemos.

Abraços
Roberta

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE