quinta-feira, 1 de abril de 2010

Continuando a caminhada...

Conforme sugerido em aula presencial pelo Seminário Integrador VIII, esta semana me dediquei a “conhecer” a turma e a escola na qual realizarei meu estágio e, após uma semana de observação e troca de idéias, já posso esboçar algumas características de ambas.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa atende cerca de 130 alunos, nos turnos manhã e tarde. Atualmente 15 funcionários atuam na escola, e existe a carência de 1 professor para atuar no 4º ano.
Como estratégia de trabalho a instituição adota a “Pedagogia de projetos” que consiste numa ação pedagógica específica e planejada que dá sentido social e imediato às aprendizagens dos alunos. Os projetos são elaborados de acordo com acontecimentos atuais, festivos e históricos da sociedade e/ou a partir da contextualização de necessidades/dificuldades observadas ou vivenciadas na comunidade onde residimos.
Os alunos são na grande maioria de baixa renda, oriundos da zona rural do município, filhos de agricultores, caminhoneiros e autônomos.
A turma na qual realizarei meu estágio é uma turma de 1º ano composta por 14 alunos, sob a regência da professora Mariluz Raupp, formada em Pedagogia pela Ulbra/Torres.
Não existem alunos portadores de necessidades especiais na turma e nenhum repetente já que a passagem de ano da educação infantil é automática.
Aparentemente trata-se de uma turma tranquila (porém não apática), interessada e disposta a participar das atividades propostas.
Por enquanto estou na expectativa pelo início do estágio, num misto de preocupação e ansiedade por este momento, estou confiante que terei todo apoio que precisar tanto do SI quanto da Escola, e que será um momento muito fecundo para todos nós.


Imagem da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa

Nenhum comentário:

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE