Conforme sugerido em aula presencial pelo Seminário Integrador VIII, esta semana me dediquei a “conhecer” a turma e a escola na qual realizarei meu estágio e, após uma semana de observação e troca de idéias, já posso esboçar algumas características de ambas.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa atende cerca de 130 alunos, nos turnos manhã e tarde. Atualmente 15 funcionários atuam na escola, e existe a carência de 1 professor para atuar no 4º ano.
Como estratégia de trabalho a instituição adota a “Pedagogia de projetos” que consiste numa ação pedagógica específica e planejada que dá sentido social e imediato às aprendizagens dos alunos. Os projetos são elaborados de acordo com acontecimentos atuais, festivos e históricos da sociedade e/ou a partir da contextualização de necessidades/dificuldades observadas ou vivenciadas na comunidade onde residimos.
Os alunos são na grande maioria de baixa renda, oriundos da zona rural do município, filhos de agricultores, caminhoneiros e autônomos.
A turma na qual realizarei meu estágio é uma turma de 1º ano composta por 14 alunos, sob a regência da professora Mariluz Raupp, formada em Pedagogia pela Ulbra/Torres.
Não existem alunos portadores de necessidades especiais na turma e nenhum repetente já que a passagem de ano da educação infantil é automática.
Aparentemente trata-se de uma turma tranquila (porém não apática), interessada e disposta a participar das atividades propostas.
Por enquanto estou na expectativa pelo início do estágio, num misto de preocupação e ansiedade por este momento, estou confiante que terei todo apoio que precisar tanto do SI quanto da Escola, e que será um momento muito fecundo para todos nós.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa atende cerca de 130 alunos, nos turnos manhã e tarde. Atualmente 15 funcionários atuam na escola, e existe a carência de 1 professor para atuar no 4º ano.
Como estratégia de trabalho a instituição adota a “Pedagogia de projetos” que consiste numa ação pedagógica específica e planejada que dá sentido social e imediato às aprendizagens dos alunos. Os projetos são elaborados de acordo com acontecimentos atuais, festivos e históricos da sociedade e/ou a partir da contextualização de necessidades/dificuldades observadas ou vivenciadas na comunidade onde residimos.
Os alunos são na grande maioria de baixa renda, oriundos da zona rural do município, filhos de agricultores, caminhoneiros e autônomos.
A turma na qual realizarei meu estágio é uma turma de 1º ano composta por 14 alunos, sob a regência da professora Mariluz Raupp, formada em Pedagogia pela Ulbra/Torres.
Não existem alunos portadores de necessidades especiais na turma e nenhum repetente já que a passagem de ano da educação infantil é automática.
Aparentemente trata-se de uma turma tranquila (porém não apática), interessada e disposta a participar das atividades propostas.
Por enquanto estou na expectativa pelo início do estágio, num misto de preocupação e ansiedade por este momento, estou confiante que terei todo apoio que precisar tanto do SI quanto da Escola, e que será um momento muito fecundo para todos nós.
Imagem da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa
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