quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mudanças práticas

Desde a primeira observação da turma me questionava sobre o porquê dos alunos estarem dispostos enfileirados. Ainda mais em se tratando de alunos no 1º ano, onde a curiosidade e o espírito colaborativo ainda estão tão aguçados e vivos, podendo colaborar imensamente no processo de aprendizagem.
Logo no primeiro dia de estágio, com a autorização e ajuda da professora titular, dividi a turma em 4 grupos. No início demonstraram estranhamento a situação diferente, mas em seguida já estavam exercendo o papel de: ajudante, colaborador, atravessador de informações, agente contribuidor, etc.
Em função da sala utilizada por nós ser ocupada por uma turma de 8ª série em turno inverso, todos os dias, voltamos a agrupar as mesas e, com isto, em conjunto estamos desenvolvendo noções de tempo, espaço, quantidade, dentre tantas outras habilidades e conhecimentos. Tamanha é a motivação por trabalhar em grupo que os alunos, nem reclamam com esta rotina de carregar mesas.

Um comentário:

Roberta disse...

Gislaine!!

Mudar a forma como nossos alunos estão sentados pode trazer mais benefícios do que a gente imagina. O trabalho em grupo pode ser muito prazeroso e instigativo.

Abraços
Roberta

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE