Existem muitas semelhanças entre educação de jovens e adultos e educação infantil, se levarmos em consideração que um planejamento para jovens e adultos precisa partir da realidade e dos conhecimentos construídos ao longo dos anos por estes educandos, utilizando de uma metodologia que se ajuste a estas características, possibilitando que o ensino/aprendizagem possa fluir de forma prazerosa e desafiadora, garantindo o interesse e a permanência destes na escola, estamos pensando numa boa alternativa para a educação infantil.
O que importa neste caso, é não levarmos propostas infantis para o trabalho com jovens e adultos, uma vez que este grupo possui uma trajetória de vida mais longa (e provavelmente mais complexa), repleta de experiências, saberes, reflexões sobre si, o outro e o mundo, e com uma imagem subjetiva da sua própria capacidade de aprender e de produzir conhecimento, imagem esta que aflora no retorno a escola, produzindo um significado todo especial às vivências escolares, que precisam ser levadas em conta no momento de planejar , desenvolvendo uma pratica voltada para estes aspectos.
Seguimos conversando...
Seguimos conversando...
Um comentário:
Gislaine!
Realmente esta clientela do EJA é muito especial e com estímulos diferentes e necessários para não desistir.
Penso tornar a proposta de educação mais atrativa e próxima a realidade deles é o ideal.
Não esquecendo que por vezes temos jovens jovens e jovens um pouco mais velhos nestas turmas.
OK.
Benites
Postar um comentário