domingo, 28 de junho de 2009

Filosofando sobre a profissão docente...

Vivemos em uma época marcada por uma crise dos valores éticos, onde muitas vezes o coletivo é sacrificado em favor de uma satisfação particular. Os autores Adorno e Kant encaram a educação, tanto a familiar como a escolar, como uma solução e um problema para esta crise, pois as veem como responsáveis pela formação intelectual dos indivíduos. Desta forma, ambas devem ser focos de constantes análises, estudos, e aperfeiçoamentos por parte daqueles que pretendem ensinar alguém, para que não favoreça a barbárie.
Os autores Kant e Adorno também destacam em seus escritos que somente por meio da educação é possível se chegar a um homem num estado melhor da espécie, isto é, um homem que seja capaz de construir suas próprias idéias libertando-se da insuficiência dos velhos conceitos perpassados pelo senso comum, um “homem humano”.
À luz das idéias de Kant e Adorno me remeto a sala de aula e percebo a urgência de buscarmos através da educação uma forma de desenvolver nos educandos suas capacidades de gerenciar seus pensamentos e agir com responsabilidade social, pois somente o exercício de uma educação voltada para a transformação, seria capaz de produzir a autoconsciência crítica naqueles que sem ela não teriam como hábito produzir suas próprias idéias através da reflexão.
É inadmissível que a escola contemporânea continue a reproduzir valores de uma elite que se mantêm em função da ignorância e ingenuidade do povo. Aí está fundamentada a educação “problema”, onde os alunos ainda recebem aulas expositivas, em cadeiras enfileiradas, calados, sem liberdade de expressão. Aprendendo a obedecer e a seguir ordens como se não tivessem direito de contestar. O desenvolvimento da autocrítica só é possível quando há o direito de todos exporem suas idéias e de argumentar sobre suas hipóteses num ambiente de respeito mutuo.
Acredito que a principal meta da educação pública é proporcionar ao educando não somente a aquisição de conhecimentos, como também formas de afastar-se de velhos conceitos, libertando-se das amarras da opressão e do monopólio da classe dominante, valores estes essenciais para a emancipação e libertação do individuo, na busca por uma sociedade mais justa e humanitária.

4 comentários:

Rosângela disse...

Oi Gislaine,

Nossa profissão é mesmo desafiadora... e tua reflexão confirma isso!
Buscar um equilíbrio entre a imposição de regras e a liberdade de expressão, ter claramente definidas as diferenças entre autoritarismo e autoridade, compreender que o papel de educar envolve não apenas a construção do conhecimento... são questões que, na prática, muitas vezes, se misturam, se fundem, se confundem; por isso, é tão desafiadora nossa profissão. Precisamos ter lucidez e capacidade de análise para resolver as diferentes situações que permeiam o espaço da sala de aula de modo a contribuir, de fato, para que nossos alunos desenvolvam a capacidade de argumentar, de questionar, de defender seu ponto de vista. Para isso acontecer, o professor precisa estar comprometido com esse propósito e estar aberto ao novo, à crítica e ao diálogo. Na verdade, é sendo mais humanos que podemos tornar os homens também mais humanos!

Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa

Carolina Kappel-Portf�lio disse...

oi...sou aluna do Pead, pólo de Sapiranga. Estava olhando teu blog e é visível a interação entre a teoria que aprendemos nas interdisciplinas com tua prática docente. Parabéns!

Marcelo TGB disse...

Oi Gislaine.
Bom, já não é a primeira visita que faço e com certeza não será a última, já te coloquei no favoritos e sabe por quê? Porque com teus escrito me ensinaste a veroutra vez. Tenho trabalhado demais, me doado demais e hoje abro os olhos para ver que ao meu lado tem uma colega, muitas colegas trabalhando tanto, produzindo tanto que já se passaram mais de três horas e eu vou e volto ao teu blog, posto no meu, descubro coisas que nos fazemapostar na educação como Kant e Adorno o fizeram e escreveram, e para que Auschwitz não se repita precisamos que pessoas como tu trilhem os caminhos da educação. abraços. Marcelo.

Gleice Santos disse...

Olá colega,
Não preciso nem falar sobre minha admiração por você, mas é importantíssimo que saiba que seus escritos e suas idéias esboçadas em forma de texto são fantásticas, cheias de vivência, experiência e muita reflexão científica.
Parabéns por todas as suas produções e saiba que contribuiu muito com minhas aprendizagens!!!
Beijocas da Gleice Santos

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE