quarta-feira, 20 de maio de 2009

Novo PA em desenvolvimento!

Recebemos a orientação do SI para criarmos um novo PA, e desta vez com muito mais experiência sobre o assunto, optamos por uma proposta de projeto onde as pesquisas de campo fossem a base principal de nossa investigação.
Meu grupo, formado pelos colegas Edivan, Deise, Tanara, Catiane, já são companheiros de longa jornada e, portanto com muita afinidade e disponibilidade ao diálogo e a troca de conhecimentos.
Como o colega Edivan está residindo em Santa Catarina no momento, trabalhar a distância será a única alternativa para trocarmos informações, representando uma grande mudança nas relações deste grupo, que se reunia basicamente presencialmente. Creio que esta mudança, possibilitará que aprimoremos e fortalecemos nossa relação com as ferramentas tecnológicas, permitindo o registro sistemático destes encontros, quesito que deixamos a desejar no PA desenvolvido anteriormente em função dos encontros terem sido sempre presenciais.
O grupo teve seu primeiro encontro virtual na noite do dia 18/05, onde criamos o PBwork para o PA e respectivas páginas individuais, decidimos a pergunta central e informamos aos professores interessados das conquistas alcançadas pelo grupo nesta noite.

Para acessar o PBwork de nosso PA, clique aqui.

4 comentários:

Rosângela disse...

Oi Gislaine,
Teu relato evidencia avanços na tua compreensão sobre a metodologia de PAs. Os registros do processo são realmente fundamentais para mostrar as aprendizagens, as dificuldades, as reflexões...não apenas do grupo mas de cada componente. Fiquei curiosa para saber por que optaram por uma pesquisa cujo procedimento metodológico se baseia, principalmente, na pesquisa de campo. Podes falar um pouco mais sobre isso? Beijos, Rô

Gislaine disse...

Olá Rô!
Optamos desta vez, por uma proposta onde as pesquisas de campo fossem a base de nossas investigações, porque acreditamos que a pesquisa de campo nos possibilita realizar um trabalho muito mais concreto e atrativo. Toda vez que temos a possibilidade de buscar concretamente e até pessoalmente por fontes seguras, é como se as descobertas tomassem um sentido todo especial, e o trabalho se torna muito mais interessante tanto para quem o realiza quanto para quem busca nele alguma informação.
Não podemos vivenciar esta experiência no PA passado por falta de tempo, e sentimos como ficou "massante" realizar as pesquisas em livros e em ambientes virtuais apenas... Realizar entrevistas, fazer pesquisas com pessoas que tenham algum conhecimento sobre o assunto, levantar ou resgatar uma história através do depoimento de pessoas que vivenciaram uma determinada época é sem dúvida uma forma maravilhosa de se construir um conhecimento, e além de tudo, a forma mais segura de se chegar a uma conclusão.
Abraços, Gislaine

Rosângela disse...

Oi Gislaine,

Percebo, assim como tu, que essa opção metodológica (pesquisa de campo) vai permitir ao grupo certo afastamento dos elementos puramente teóricos, o que pode abrir mais espaço para a autoria, para uma construção própria, mas é importante destacar que a pesquisa teórica (em livros, sites) também estará presente e deverá orientar o grupo na análise dos dados.É preciso pensar ainda se os procedimentos metodológicos adotados são adequados e coerentes, considerando a pergunta central. Essas questões certamente virão à tona quando tiver início o diálogo entre o grupo e os orientadores na análise do PA.
Beijos, Rô

Marcelo TGB disse...

Oi Gislaine. Eu novamente, Marcelo.
Estou bastante contente de conviver com colegas com uma produção como a tua e das colegas de grupo de PA, estive lá também, visitando a questão das brincadeiras. E te digo, o PA de vocês é o argumento mais impressionante da aprendizagem de nosso curso, com certeza temos outros também, mas o de vocês mostra isso, a conversa virtual do grupo evidencia o processo e ele se concretiza com o todo apresentado. Um abraço. Marcelo

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE