Através dos estudos até aqui realizados sobre Gestão Democrática na Educação, pude refletir e perceber vários segmentos administrativos que se fazem necessários numa instituição de ensino para que haja realmente uma escola pública democrática.
Uma escola democrática é alicerçada sob um conjunto de práticas onde toda a comunidade escolar pais, filhos, funcionários e professores formam um grupo único e ativo nas discussões e decisões da escola. Esta escola está sempre aberta ao diálogo e tem como premissa o compromisso com a sua gente, para tanto se envolve nos problemas de seu entorno e traça junto aos habitantes metas e objetivos a serem buscados através do ensino para amenizá-los.
Uma escola que tem presente critérios democráticos em seu regimento, preza pela ação permanente do conselho escolar em suas decisões administrativas. Do mesmo modo, age de forma transparente em suas dimensões financeiras prestando informações verídicas sobre suas contas, verbas e aplicações.
Portanto, uma escola que assume uma postura totalmente popular educacional, necessita buscar incessantemente pela “participação” da comunidade escolar na construção de suas dimensões pedagógicas, principalmente no que diz respeito ao PPP que é a carteira de identidade da escola. Neste documento constam os mais sérios compromissos que a escola assume, juntamente com todos envolvidos no processo educativo (professores, funcionários, alunos, seus pais e a comunidade como um todo) para se chegar ao objetivo maior que é colaborar para a construção de uma nova realidade com sujeitos autônomos, críticos e capazes de agir com sabedoria.
Uma escola democrática é alicerçada sob um conjunto de práticas onde toda a comunidade escolar pais, filhos, funcionários e professores formam um grupo único e ativo nas discussões e decisões da escola. Esta escola está sempre aberta ao diálogo e tem como premissa o compromisso com a sua gente, para tanto se envolve nos problemas de seu entorno e traça junto aos habitantes metas e objetivos a serem buscados através do ensino para amenizá-los.
Uma escola que tem presente critérios democráticos em seu regimento, preza pela ação permanente do conselho escolar em suas decisões administrativas. Do mesmo modo, age de forma transparente em suas dimensões financeiras prestando informações verídicas sobre suas contas, verbas e aplicações.
Portanto, uma escola que assume uma postura totalmente popular educacional, necessita buscar incessantemente pela “participação” da comunidade escolar na construção de suas dimensões pedagógicas, principalmente no que diz respeito ao PPP que é a carteira de identidade da escola. Neste documento constam os mais sérios compromissos que a escola assume, juntamente com todos envolvidos no processo educativo (professores, funcionários, alunos, seus pais e a comunidade como um todo) para se chegar ao objetivo maior que é colaborar para a construção de uma nova realidade com sujeitos autônomos, críticos e capazes de agir com sabedoria.
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