segunda-feira, 6 de abril de 2009

Analisando o PA dos colegas

A orientação do SI para que cada aluno deste curso avaliasse um Projeto de Aprendizagem construído por um grupo de colegas, provocou uma série de mudanças na forma de pensar e encarar nosso próprio PA.
Na medida em que cada item do roteiro a ser seguido para analise era sendo explorado, ia me remetendo ao meu trabalho e percebia neste vários pontos a serem melhorados e/ou aprimorados, fortalecendo as aprendizagens sobre esta temática pedagógica.
O PA dos colegas foi analisado sob vários aspectos:
* Objetivos da atividade;
* Sobre o contexto;
* Sobre a questão principal;
* Sobre as certezas e duvidas;
* Sobre as buscas e construção de novas relações;
* Sobre os mapas;
* Sobre o conteúdo publicado;
* Sobre os registros do processo;
* Sobre a estética/usabilidade.

O exercício do espírito crítico sempre é promissor de aprendizagens, e neste caso foi capaz de me “clarear os olhos”, pois passei a sentir falta em meu trabalho de aspectos fundamentais em um PA como a interdisciplinaridade. Existe a necessidade de que ele seja interdisciplinar para que rompa com concepções tradicionais de ensino.
Convém ressaltar que minhas concepções de ensino norteiam a questão da interdisciplinaridade, porém esta não ocorreu em meu PA, ficamos presos a uma área do conhecimento Ciências-metabolismo e a relação desta área do conhecimento com outras se tornou muito difícil.
Ao final desta atividade, me coloco a processar a idéia de refazer meu trabalho juntamente com minhas colegas de grupo, para aproximá-lo mais do que exige esta metodologia diferenciada de se fazer pesquisa.
Meu relatório encontra-se em:

4 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Gislaine,

Que registro importante este que tu realizou, que a partir do direcionamento para outros PAs foi possível perceber as lacunas que poderiam ser preenchidas. O que as demais colegas do teu grupo pensam sobre essa questão da interdisciplinaridade nos PAs? São da mesma opinião? Tem outras percepções? Além da insterdisciplinaridade tem mais algum aspecto que consideras importante destacar? Por exemplo, como foi olhar os mapas dos colegas e voltar a olhar os mapas do teu grupo? Se fosse feito hoje seria diferente? Se não, por que?
Fiquei curiosa para saber sobre essa experiência que, parece, ainda vai dar muitos frutos. Voltarei em breve...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Gislaine disse...

Olá profa. Nádie,
Lendo seu comentário sobre interdisciplinariedade, me coloco na posição de quem já adquiriu novos conhecimentos sobre este assunto. Tanto eu quanto minhas colegas de grupo, considerávamos que para criarmos um PA interdisciplinar, era preciso que contemplássemos o maximo possível de “disciplinas escolares” durante a pesquisa, isto é, era fundamental que no processo de investigação, existisse um costura entre conteúdos de matematica, da língua portuguesa, das ciências, etc . Somente após uma “conversa” com a Profa. Eliane que pude perceber que a interdisciplinariedade pode estar presente num PA ao abordarmos vários campos do conhecimento, independente de estarmos trabalhando especificamente varias disciplinas escolares neste processo.
Assim nosso PA, pode ser considerado um projeto interdisciplinar, pois pesquisamos sob vários enfoques ou pontos de vista sobre o que faz uma pessoa comer e engordar e outra, mesmo ingerindo a mesma quantidade de comida, não obter aumento de peso; desta forma contemplamos vários campos do conhecimento/do saber como genética, metabolismo, psicologia, no seu desenvolvimento.
Com relação a como foi olhar os mapas conceituais dos colegas e voltar a olhar os mapas do meu grupo, penso que, embora seja visível as particularidades de ambos, fizemos escolhas bem diferentes quanto a eleição de verbos de ligação e conceitos. Acredito que nossos mapas conseguiram ilustrar com mais clareza nosso projeto e sua evolução durante a pesquisa, de forma que não mudaria a sua composição após a visualização do mapa das colegas.
Por conseguinte, a estética/usabilidade, um dos itens a serem a considerados na analise do PA das colegas, me reportou para o meu projeto, e senti falta neste de uma pagina mais organizada com links de acesso a mapas conceituais bem como para as versões dos PAs. Penso que ficou muito extenso o conteúdo exposto na pagina inicial, não sendo desafiador ao leitor, porém minhas colegas de grupo acharam por bem não mudar, pois não foi sugerido por nenhum colega que nos avaliou que existisse essa alteração.
Enfim, são essas minhas considerações. Beijos, Gislaine.

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Essa réplica ao meu comentário revela a importância da "conversa" acima de tudo! Através dela é possível rever nossas "certezas" e formular novas hipóteses, como essa definição do que seria interdisciplinaridade. Outro aspecto que considerei muito importante foi trazeres mais elementos acerca das reflexões geradas pela análise do PA de outro grupo. Ao olhar o "outro" tu adquiriu uma nova perspectiva para olhar o teu próprio trabalho de uma forma mais crítica e contemplando aspectos que durante a elaboração não haviam sido considerados. Também te permitiu identificar aquilo que está bem no PA do teu grupo e com base nisso consegues argumentar sobre a interdisciplinaridade e a manutenção dos mapas. Me parece que esta atividade rendeu aprendizagens importantes. Concordas?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Eliana Ventorini disse...

Gislaine!

Mais uma vez, como já pude manifestar por e-mail também, fiquei muito feliz em ver esse teu "movimento" de "ir" até o PA dos colegas e "voltar" para o seu próprio PA com um olhar mais enriquecido e amadurecido em relação à metodologia de projetos de aprendizagem!
Essa era o objetivo da atividade que propomos e vejo que o atingistes plenamente.

Tua tomada de consciência me deixa ainda mais convicta, como a profa Nádie também descatou, de que para que aprendizagens aconteçam é fundamental a interação, a "costura", o diálogo qualificado, interessado e comprometido com o "outro"!

Beijo grande,
Profa Eliana Ventorini

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE