quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Reflexão sobre o PIE

Ao analisar o PIE que elaborei no inicio deste ano, constatei que alcancei alguns objetivos traçados e avancei em alguns que havia planejado a longo prazo. Assim como percebi o quando este plano, mesmo tendo sofrido os reparos sugeridos pela tutora Roberta, continua genérico e superficial.
Construí 7 objetivos, sendo que apenas 3 deles projetados para o final deste semestre, os outros são objetivos a serem alcançados a longuíssimos prazos, algo que talvez nem consiga visualizar nesta vida.
Com relação aos objetivos “concretos e reais”, estão os de:
* Apropriar-me das ferramentas tecnológicas, melhorando minha desenvoltura ao realizar tarefas solicitadas pelas interdisciplinas bem como auxiliando na minha prática docente;
* Organizar-me devidamente no tempo para realização das atividades do PEAD, possibilitando a realização de leituras complementares;
* Aplicar os conhecimentos adquiridos no curso nos mais diferentes âmbitos: pessoal, profissional e estudantil.
Para o alcance do primeiro objetivo descrito acima, apontei algumas estratégias que me auxiliariam nesta conquista, uma delas seria a de utilizar com mais afinco os tutoriais oferecidos pelas interdisciplinas para a apropriação dos recursos tecnológicos. Sem duvidas este foi o recurso que mais empreguei para alcançar meu objetivo. Nas TIC’s ainda no semestre passado, conhecemos o programa Xtimeline que nos cobrou uma imensa desenvoltura e os tutoriais auxiliaram bastante para a apropriação desta ferramenta tecnológica. Da mesma forma a ajuda de professores e colegas se fez de muito valor nesta conquista.
Neste eixo V, o desafio tecnológico chamou-se Cmaptools, ferramenta apresentada pelo SI onde se faz possível criar mapas conceituais. Ainda que eu não saiba usufruir de todos os benefícios deste programa, me sinto familiarizada com o mesmo para construir mapas conceituais quando solicitado por alguma interdisciplina. No entanto para que eu chegasse neste aprendizado os tutoriais, eleitos como um recurso possível, foram de muita valia.
O segundo objetivo diz respeito à organização do tempo. Embora nunca tenha postado uma atividade em atraso, me sentia incomodada por não realizar as leituras complementares. Não posso dizer que pude realizar todas as leituras extras, mas a organização do tempo por meio da divisão de tarefas domésticas entre os membros da minha família bem como o meu desligamento definitivo de alguns encargos que prestava para a comunidade, me possibilitaram fazer algumas leituras que colaboraram bastante para a melhor compreensão e aprofundamento do tema apresentado pelas interdisciplinas.
O ultimo objetivo, ainda que seja algo em permanente continuidade, foi alcançado com sucesso. Tenho aplicado nos diferentes campos de minha vida os conhecimentos adquiridos neste curso, e esta atitude tem colaborado bastante para o enriquecimento de minha vida pessoal e profissional. Me sinto mais encorajada a inovar em sala de aula, reconhecendo nas duvidas dos alunos um excelente meio de iniciar um projeto de aprendizagens, onde de fato estas (aprendizagens) serão significativas.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está excelente a tua reflexão sobre o PIE. Confesso que fiquei curiosa sobre os objetivos que "[...] talvez [tu] nem consiga visualizar nesta vida". Quanto aos detalhamento dos objetivos viáveis e das estratégias adotadas ficou muito claro que o maior objetivo de todos é buscar sempre se qualificar mais, mesmo que isso represente abrir mão de algumas coisas. As escolhas são necessárias e nem sempre são fáceis de realizar, pois implicam justamente em abrir mão. Por outro lado, sem isso não se conquistam outras coisas...
Parabéns pela bela reflexão e espero que a experiência te permita traçar objetivos possíveis de "ser visualizados nesta vida" para o próximo eixo!
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE