Max Weber, intelectual e sociólogo alemão, foi um do fundadores da Sociologia, juntamente com Karl Marx, Lifredo Pareto e Émile Durkheim. É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da religião.
Os três tipos puros de DOMINAÇÃO LEGÍTIMA segundo Max Weber:
Dominação Legal, baseada puramente no estatuto é a dominação burocrática, qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto pelo qual a rege. Estabelece a quem e em que medida se deve obedecer. Quem ordena obedece ao emitir a ordem à lei ou regulamento, assim sendo de caráter formal.
Dominação Tradicional, existente a muito tempo em virtude de crença e poderes senhorais é a dominação patriarcal sendo de caráter comunitário. Quem ordena é o "senhor"e quem obedece são "súditos". O quadro administrativo é formado por servidores. A obediência se faz em virtude da dignidade, santificada pela tradição: "fidelidade".Se faz reconhecimento do estatuto como válido para sempre, por "sabedoria".
Dominação Carismática, baseia-se na crença e se dá pela devoção afetiva à pessoa do senhor por seus dotes sobrenaturais (faculdades mágicas, curas, heróis), poder intelectual ou de oratória. Quem manda é o líder pelas suas qualidades excepcionais (carisma) e quem obedece é o apóstolo. Seu domínio pode se tornar decadente se cair suas qualidades. Fonte literária:
WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. In COHN, Gabriel (org.). Sociologia. São Paulo: Ática, pg. 128-141. Disponível em: http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/weber.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário