O Eixo IX, marcado especialmente pela construção do TCC, representa para mim, a culminância de um longo tempo dedicado para com este curso. Percebo que cada estudo, leitura, debate etc. realizados em cada semestre foram essenciais e juntos formaram um conjunto de elementos riquíssimos para a construção deste trabalho. Alguns trouxeram subsídios teóricos, outros, informações práticas direcionadas a tecnologia, outros ainda, contribuições para uma melhor organização do tempo... Enfim, o fato é que percorremos um caminho cuja estrada foi coberta de informações, como pequenas pedras que deram suporte para que hoje possamos voltar e encontrar um terreno firme para pisar e onde podemos encontrar respostas para muitas de nossas perguntas.
Trago a reflexão de como foi “sofrido” a escolha de um tema específico para investigação. De início, me interessei por pesquisar sobre o lúdico na sala de aula, depois pela agressividade infantil e, por último sobre timidez. Jamais, no início do curso, me vi investigando sobre um assunto tão profundo e complexo quanto este encontrado no estágio.
Trago também a satisfação de ter escolhido um tema que me causou tamanho enquietamento. O prazer e o interesse funcionam como combustível para que façamos um bom trabalho. Por mais que me sinta cansada de produzir para o TCC, tendo de ajustá-lo frequentemente segundo as orientações da professora-orientadora, estou permanentemente voltada a buscar mais informações sobre o assunto, a encontrar respostas convincentes e coerentes para minhas perguntas.
Bem sei que o tempo reduzido de investigação limitará de certa forma as conclusões deste trabalho, também não tenho a pretensão de acreditar que encontrarei nos autores estudados todas as respostas para esta problemática, mas já cogito a idéia de aprofundar esta investigação numa pós-graduação ou num mestrado em educação futuramente.
Trago a reflexão de como foi “sofrido” a escolha de um tema específico para investigação. De início, me interessei por pesquisar sobre o lúdico na sala de aula, depois pela agressividade infantil e, por último sobre timidez. Jamais, no início do curso, me vi investigando sobre um assunto tão profundo e complexo quanto este encontrado no estágio.
Trago também a satisfação de ter escolhido um tema que me causou tamanho enquietamento. O prazer e o interesse funcionam como combustível para que façamos um bom trabalho. Por mais que me sinta cansada de produzir para o TCC, tendo de ajustá-lo frequentemente segundo as orientações da professora-orientadora, estou permanentemente voltada a buscar mais informações sobre o assunto, a encontrar respostas convincentes e coerentes para minhas perguntas.
Bem sei que o tempo reduzido de investigação limitará de certa forma as conclusões deste trabalho, também não tenho a pretensão de acreditar que encontrarei nos autores estudados todas as respostas para esta problemática, mas já cogito a idéia de aprofundar esta investigação numa pós-graduação ou num mestrado em educação futuramente.
2 comentários:
Gislaine!!
Inquietação é a palavra certa para começarmos um TCC. É o ponto de partida para podermos pesquisar e ir atrás do que realimente nos interessa, o que disperta a nossa curiosidade.
Esse semestre o Seminário propôs essa revisita às interdisciplinas para podermos ver o caminho que percorremos e onde conseguimos chegar.
Abraços
Roberta
Oi Gislaine,
é muito bom poder encontrar ao final do semestre e do curso depoimentos como este, onde ressaltas as novas certezas adquiridas através das leituras e vivências práticas, mas ainda manténs dúvidas e inquietações que irão te mover para novas buscas. Este espírito investigativo deveria estar sempre associado ao fazer docente, para que jamais venhamos a nos acomodar e continuemos aprendendo sempre!
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Postar um comentário