quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estágio, oportunidade ímpar de aprendizagem e reflexão

Entreguei hoje a cada aluno uma fotografia da turma como recordação pelo tempo em que estivemos juntos.
Esperei que todos saíssem da sala para o recreio e coloquei sobre a mesa de cada um a foto junto de alguns bombons. Ao sinal para voltarmos para a sala, qual foi a surpresa! Adoro surpreender e adoro causar este tipo de sensação nos outros. Acho que o elemento surpresa, especialmente na sala de aula, cria um clima de alegria onde o inesperado estimula a memória e consequentemente o aprendizado. Neste momento, o que eu busquei foi apenas ver no rostinho deles um sorriso.
Nos abraçamos e, não posso negar, me emocionei.
Decidi entregar-lhes hoje a foto porque bem sei que amanhã, em razão da aula ser pela manhã, boa parte da turma irá faltar, e eu não gostaria de deixá-la para outra pessoa entregar.
Já estou sentindo saudades dos momentos que tivemos juntos, nossas aulas já têm um “gostinho” de despedida.
Lembro-me do primeiro dia, coração disparado, tensão causada pelo medo de não agradar. No início é “tiro no escuro”, não sabemos direito por onde começar. Posso estar aqui, confidenciando algo que deveria ficar oculto. Mas prefiro me abrir.
Agora, o sentimento é outro, ao mesmo tempo que me sinto aliviada pelo “dever cumprido” sinto que teríamos muitas outras coisas significativas para descobrirmos juntos e, o nosso tempo terminou.
Na última aula presencial, uma colega desabafou dizendo: queria que o estágio estivesse começando hoje! Estou com a mesma sensação. É como se a convivência com a turma tivesse aumentado minha capacidade de “acerta” nas escolhas. Lembra do poder de decisão, de que tanto comentei em minhas reflexões? Creio que a convivência, e a experiência é claro, apuram o faro para escolhas certas, principalmente na educação.
O erro é importante não só para o aprendizado do aluno, mas para nós, professores, ele também é construtivo, e a intensão não é exterminar com as situação de equívovo, mas sim, fazer com que elas sirvam de reflexão e de aprendizado sempre. Por que “somos seres inacabados”(Paulo Freire) há sempre novos erros a cometer, novas lições a aprender ...

Nenhum comentário:

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE