O estágio, nada mais é do que a aplicação de uma série de conhecimentois adquiridos durante o curso. Conhecimentos que, diga-se de passagem, estamos loucos para aplicar e comprovar na prática, os resultados.
Um dos principais objetivos que eu, enquanto estagiária tinha, era de desenvolver com minha turma projetos de aprendizagem, ou PA como chamávamos no curso.
E, como não poderia ser diferente, logo no início do meu efetivo trabalho docente, como estagiárioa, surgiram várias oportunidades de construir junto a turma PAs. Mas recebi um balde de água fria da escola onde estagiei, atraves da seguinte frase dita pela professora titular da turma: Precisas conferir se este assunto encontra-se no plano de estudo da turma (lista de conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo). E os assuntos, fonte de interesse e de curiosidade das crianças não estavam presentes na “famosa” lista de conteúdos.
Avalio esta condição, como a situação mais angustiante que vivi no meu estágio, quando não pude experienciar de algo que tanto quis e planejei.
Tentei em reunião pedagógica esclarecer meus objetivos enquanto estagiária, mas nem se sequer fui ouvida...
Agora, passadas algumas semanas consigo avaliar melhor o acontecido. Sinto muito por não ter tido “liberdade” para trabalhar segundo meus princípios, sinto mais ainda pelos alunos que deixaram de participar de algo que certamente mudaria suas vidas, e, sinto também pelos professores da escola que perderam a oportunidade de “aprender” uma prática inovadora, capaz de produzir aprendizagens significativas em seus alunos, fazendo deles parte integrante de suas próprias aprendizagens.
Um dos principais objetivos que eu, enquanto estagiária tinha, era de desenvolver com minha turma projetos de aprendizagem, ou PA como chamávamos no curso.
E, como não poderia ser diferente, logo no início do meu efetivo trabalho docente, como estagiárioa, surgiram várias oportunidades de construir junto a turma PAs. Mas recebi um balde de água fria da escola onde estagiei, atraves da seguinte frase dita pela professora titular da turma: Precisas conferir se este assunto encontra-se no plano de estudo da turma (lista de conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo). E os assuntos, fonte de interesse e de curiosidade das crianças não estavam presentes na “famosa” lista de conteúdos.
Avalio esta condição, como a situação mais angustiante que vivi no meu estágio, quando não pude experienciar de algo que tanto quis e planejei.
Tentei em reunião pedagógica esclarecer meus objetivos enquanto estagiária, mas nem se sequer fui ouvida...
Agora, passadas algumas semanas consigo avaliar melhor o acontecido. Sinto muito por não ter tido “liberdade” para trabalhar segundo meus princípios, sinto mais ainda pelos alunos que deixaram de participar de algo que certamente mudaria suas vidas, e, sinto também pelos professores da escola que perderam a oportunidade de “aprender” uma prática inovadora, capaz de produzir aprendizagens significativas em seus alunos, fazendo deles parte integrante de suas próprias aprendizagens.
Um comentário:
Gislaine!!
Mudar algumas mentalidades não é mesmo fácil, e como escreveste, nessa história todos perderam: tru por não conseguir colocar em prática novas ideias, os alunos por não serem estimulados a irem atrás do seu próprio conhecimento e os velhos professores da escola por não darem uma oportunidade do novo entrar.
Abraços
Roberta
Postar um comentário