quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Reflexão sobre o PIE

Ao analisar o PIE que elaborei no inicio deste ano, constatei que alcancei alguns objetivos traçados e avancei em alguns que havia planejado a longo prazo. Assim como percebi o quando este plano, mesmo tendo sofrido os reparos sugeridos pela tutora Roberta, continua genérico e superficial.
Construí 7 objetivos, sendo que apenas 3 deles projetados para o final deste semestre, os outros são objetivos a serem alcançados a longuíssimos prazos, algo que talvez nem consiga visualizar nesta vida.
Com relação aos objetivos “concretos e reais”, estão os de:
* Apropriar-me das ferramentas tecnológicas, melhorando minha desenvoltura ao realizar tarefas solicitadas pelas interdisciplinas bem como auxiliando na minha prática docente;
* Organizar-me devidamente no tempo para realização das atividades do PEAD, possibilitando a realização de leituras complementares;
* Aplicar os conhecimentos adquiridos no curso nos mais diferentes âmbitos: pessoal, profissional e estudantil.
Para o alcance do primeiro objetivo descrito acima, apontei algumas estratégias que me auxiliariam nesta conquista, uma delas seria a de utilizar com mais afinco os tutoriais oferecidos pelas interdisciplinas para a apropriação dos recursos tecnológicos. Sem duvidas este foi o recurso que mais empreguei para alcançar meu objetivo. Nas TIC’s ainda no semestre passado, conhecemos o programa Xtimeline que nos cobrou uma imensa desenvoltura e os tutoriais auxiliaram bastante para a apropriação desta ferramenta tecnológica. Da mesma forma a ajuda de professores e colegas se fez de muito valor nesta conquista.
Neste eixo V, o desafio tecnológico chamou-se Cmaptools, ferramenta apresentada pelo SI onde se faz possível criar mapas conceituais. Ainda que eu não saiba usufruir de todos os benefícios deste programa, me sinto familiarizada com o mesmo para construir mapas conceituais quando solicitado por alguma interdisciplina. No entanto para que eu chegasse neste aprendizado os tutoriais, eleitos como um recurso possível, foram de muita valia.
O segundo objetivo diz respeito à organização do tempo. Embora nunca tenha postado uma atividade em atraso, me sentia incomodada por não realizar as leituras complementares. Não posso dizer que pude realizar todas as leituras extras, mas a organização do tempo por meio da divisão de tarefas domésticas entre os membros da minha família bem como o meu desligamento definitivo de alguns encargos que prestava para a comunidade, me possibilitaram fazer algumas leituras que colaboraram bastante para a melhor compreensão e aprofundamento do tema apresentado pelas interdisciplinas.
O ultimo objetivo, ainda que seja algo em permanente continuidade, foi alcançado com sucesso. Tenho aplicado nos diferentes campos de minha vida os conhecimentos adquiridos neste curso, e esta atitude tem colaborado bastante para o enriquecimento de minha vida pessoal e profissional. Me sinto mais encorajada a inovar em sala de aula, reconhecendo nas duvidas dos alunos um excelente meio de iniciar um projeto de aprendizagens, onde de fato estas (aprendizagens) serão significativas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Gestão Democrática escolar, mais que uma tendência uma necessidade.

Atualmente os processos de descentralização da gestão escolar representam uma das mais significativas mudanças na educação. Permitir que a comunidade esteja presente, participando efetivamente em todos os setores da escola já é realidade em muitas escolas brasileiras. Porém, se PARTICIPAÇÃO é a maior característica, é também o maior desafio da escola contemporânea.
Oferecer oportunidade de participação, não significa “encurtar caminhos”, muito pelo contrário, chegar a um denominador comum é muito mais demorado e complicado quando se tem diferentes vozes e opiniões sobre um mesmo assunto, sobre um mesmo problema.
É bem verdade que permitir que a comunidade esteja presente em todos os setores da escola não é garantia que os problemas desta instituição estejam resolvidos, mas esta postura democrática aumenta as possibilidades de sucesso nas decisões tomadas ao atender as necessidades do coletivo, do grupo. Além disso, o envolvimento da sociedade na escola criará uma posição de parceria, de colaboração, pois cada decisão influencia no destino de todos.
De fato, viemos de uma cultura de silêncio, onde as leis eram impostas para que apenas desempenhássemos nossas funções; e neste momento da história educacional estamos construindo princípios democráticos, “aprendendo democracia”, num exercício de cidadania que muitas vezes se torna conflituoso entre as partes envolvidas.
Frequentemente os problemas chegam à escola e são devolvidos a família, e vice-versa, como se procurássemos um “culpado”para os problemas que encontramos no caminho, a parceria quando instituída nesta situação cria e possibilita um vínculo de auto-ajuda, numa luta por objetivos comuns.
Muito me tocou a fala do professor Jorge Najjar (professor da FEUFF) que lembrou Paulo Freire que por sua declarava que “a briga por melhores salários deve ser uma briga de toda a sociedade, e não apenas dos professores”. Nada mais justo do que termos do nosso lado quem mais se beneficiará com nossos sucessos, ainda que os benefícios venham de forma indireta.
Uma escola democrática é alicerçada em alguns princípios básicos, onde a eleição para diretor, a efetivação de conselhos escolares, a transparência na gestão escolar, são dados como condição básica para a sua concretização, porém não bastam que estas estruturas existam na base administrativa da escola, é fundamental que as opiniões adversas sejam de fato ouvidas e analisadas, num espírito de respeito as diferentes opiniões. Esta escola está sempre aberta ao diálogo e tem como premissa o compromisso com a sua gente, para tanto se envolve nos problemas de seu entorno e traça junto a sua comunidade metas e objetivos a serem buscados através do ensino para amenizá-los.
Portanto, uma escola que assume uma postura democrática, necessita buscar incessantemente pela “participação” da comunidade escolar na construção de suas dimensões pedagógicas, principalmente no que diz respeito ao PPP.
Mas participar não é apenas “marcar presença” em reuniões. Participar ativamente é apresentar propostas, definir caminhos, é fiscalizar, avaliar a organização e o funcionamento da instituição escolar, numa postura consciente e justa, numa parceria que visa a melhoria do ensino de forma legitimada.
É fundamental que tenhamos consciência de que a educação se discute fundamentalmente de forma coletiva, pois somente a organização competente de todos os segmentos da comunidade escolar é capaz de possibilitar a construção de uma escola que atenda as expectativas de todos, isto é, para uma nova escola, com uma nova qualidade.
Assista ao vídeo Gestão Escolar Democrática que está disponível em
http://videogestoademocratica.pbwiki.com/

sábado, 8 de novembro de 2008

Projetos ...

Estamos dando andamento a dois projetos neste semestre, um guiado pelo SI, do qual já fiz um breve relato neste ambiente, e outro orientado pela interdisciplina Psicologia da vida Adulta. Este último vem rendendo muitas descobertas com relação às peculiaridades existentes na terceira idade.
O tema escolhido pelo meu grupo foi “Relacionamentos amorosos na terceira idade” e, para demonstrar as facetas presentes nos relacionamentos dos idosos procuremos entrevistar senhoras e casais com idade acima de 50 anos, que acreditamos poder nos mostrar as diversas realidades arroladas a este tema e assim demonstrar de forma concreta o que muitos estudiosos concluíram sobre este assunto.
Realizar ambos os projetos está sendo muito significativo e desafiador na medida em que me enche a cada dia de motivação para estar buscando respostas para as pergunta e dúvidas que norteiam as pesquisas e, assim possibilitando criar minhas próprias conclusões sobre o assunto, de forma imparcial e justa.

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE