quinta-feira, 8 de maio de 2008

A elaboração do PIE

Elaborar o Plano Individual de Estudos foi de grande valia para cada estudante deste curso. Isto porque a análise gerada em cada momento de sua criação nos fez refletir profundamente a cerca de nossos reais objetivos neste curso, sejam eles pessoais, profissionais ou estudantis.
Não foi uma atividade fácil, porque não bastava apenas propor objetivos em forma de aprendizagens e melhoramentos pessoais, era preciso mostrar o caminho para alcançá-los através da indicação de recursos e planejamento de estratégias, além de estipular prazos para estas conquistas.
A conclusão do plano se daria numa apresentação de evidências da sua realização.
Minha primeira versão ficou muito “genérica” (palavras da tutora Roberta) e necessitou de alguns reparos.
A sugestão para modificar meu PIE me fez repensar cada objetivo que elaborei inicialmente e eliminar vários deles que não estavam ao meu alcance, ora por serem de cunho coletivo, ora por se tratarem de verdadeiras utopias, desejos que não se alcançam em uma vida e que são almejados por todos que têm algum vinculo com a educação, como: Colaborar para o desenvolvimento de cidadãos críticos...
Ao final deste trabalho me vejo mais realista (pé no chão) quanto aos meus desejos e anseios, consigo me colocar no ligar de alguém que mesmo disposto a muito prender e ensinar não pode mudar o mundo.

2 comentários:

Roberta disse...

Gislaine!!

Fico muito feliz que tenha conseguido perceber o verdadeiro significado de realizarmos um Plano Individual de Estudos, ele serve para lançarmos metas e estratégias para alcançarmos essas metas. A tua segunda versão do plano individual de estudos mostrou teu crescimento e tua maturidade na escolha dos objetivos propostos.
Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Gislaine,

Não acompanhei as etapas anteriores da elaboração do teu plano individual de estudos. Porém estou satisfeita ao perceber o quanto esta atividade já mexeu com as tuas "certezas". Continue compartilhando conosco as tuas descobertas, pois a aprendizagem é uma atividade relacional, sempre se aprende quando se ensina e sempre se ensina quando se aprende...
Um grande beijo,
Profa. Nádie

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE