A leitura dos textos sugeridos bem como a realização da atividade prática da aula presencial, me colocaram numa situação de grande aprendizagem na área de Ciências.
A tarefa de representar através de desenhos alguns temas foi complicada, pois nos deparamos com palavras que não eram comuns no nosso cotidiano fazendo com que a representação ficasse muito difícil, comprovando neste momento como seguimos a ideologia produzida pela sociedade. O que nunca tivemos a oportunidade de ver reproduzido por alguém se torna difícil de ser representado.
Esta atividade quando aplicada aos alunos nos possibilita diagnosticar o que eles têm como verdades sobre algum conteúdo, já que cada desenho feito passará pelo processo de análise sobre o seu significado.
Existe uma grande importância de diagnosticar o que os alunos têm como verdades antes de iniciar algum conteúdo novo, pois a construção do seu conhecimento, parte do que ele já tem construído; portanto, através desta atividade, os alunos são levados a contextualizar seus conceitos já consolidados, discutindo suas hipóteses e confrontando-as com outras opiniões, encontrando assim argumentos para defender suas próprias idéias.
A leitura do texto "Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência" de Russel Teresinha Dutra, me fez compreender que o Estudo de Ciências não deve apresentar aos alunos dados científicos como verdades absolutas, pois a construção de idéias e conceitos, assim como as imagens que desenhamos, são construções históricas, de forma que o que é verdade hoje pode ter caráter duvidoso amanhã. Sendo assim a Ciência passa a ser feita de verdades provisórias, que serão mantidas até que segmentos interessados provem o contrário.
Os alunos deverão ser provocados a colocar sempre a prova o que tem como verdade absoluta, pois sempre existe a possibilidade de mudança no que pensamos, no que acreditamos.
A tarefa de representar através de desenhos alguns temas foi complicada, pois nos deparamos com palavras que não eram comuns no nosso cotidiano fazendo com que a representação ficasse muito difícil, comprovando neste momento como seguimos a ideologia produzida pela sociedade. O que nunca tivemos a oportunidade de ver reproduzido por alguém se torna difícil de ser representado.
Esta atividade quando aplicada aos alunos nos possibilita diagnosticar o que eles têm como verdades sobre algum conteúdo, já que cada desenho feito passará pelo processo de análise sobre o seu significado.
Existe uma grande importância de diagnosticar o que os alunos têm como verdades antes de iniciar algum conteúdo novo, pois a construção do seu conhecimento, parte do que ele já tem construído; portanto, através desta atividade, os alunos são levados a contextualizar seus conceitos já consolidados, discutindo suas hipóteses e confrontando-as com outras opiniões, encontrando assim argumentos para defender suas próprias idéias.
A leitura do texto "Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência" de Russel Teresinha Dutra, me fez compreender que o Estudo de Ciências não deve apresentar aos alunos dados científicos como verdades absolutas, pois a construção de idéias e conceitos, assim como as imagens que desenhamos, são construções históricas, de forma que o que é verdade hoje pode ter caráter duvidoso amanhã. Sendo assim a Ciência passa a ser feita de verdades provisórias, que serão mantidas até que segmentos interessados provem o contrário.
Os alunos deverão ser provocados a colocar sempre a prova o que tem como verdade absoluta, pois sempre existe a possibilidade de mudança no que pensamos, no que acreditamos.
Desta postura de permanente reflexão depende o futuro da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário