terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Contação de histórias

Durante este semestre a interdisciplina de Literatura, fez acordar nesta educadora, uma experiência que estava adormecida a muito tempo, o ato de contar histórias.
Este talvez tenha sido o conhecimento que mais têm me satisfeito pessoalmente neste semestre, pois me abriu um leque poderoso de se trabalhar com elementos sutis e naturais como a entonação da voz, e ao mesmo tempo de grande efeito, pois conseguem conectar os alunos a um mesmo conto, a um mesmo objetivo, com muita intensidade.
Já fazia algum tempo, mais precisamente desde que abandonei a escolinha infantil onde trabalhava, a 5 anos atrás, que não me caracterizava de algum personagem para contar uma história a meus alunos, nem mesmo percebia que uma música de fundo colaborava muito para a fantasia infantil durante a narração de uma história. Neste momento me sinto profundamente culpada em ter os privado, por tanto tempo da emoção de ouvir uma BOA contação de histórias. Mas enfim, retomo a sensatez de manter este grande aliado no processo de aprendizagem.
São várias as contações de histórias que venho realizando em minha sala de aula, porém lembro em especial da história: O rapto das cebolinhas, de Maria Clara Machado. Esta história rendeu até mais do que eu esperava, pois após ser contada ao alunos, e refletido sobre a sua mensagem, resolvemos criar uma segunda versão onde se vez visível o encanto e o grande aprendizado que este conto proporcionou a turma. Nossa versão ficou em torno da grande importância de viver com sabedoria, pois de nada adiantaria recuperar o chá milagroso que prolonga a vida se não sabemos vivê-la com juízo, responsabilidade e bom senso. Este conto desencadeou um excelente meio de se trabalhar questões relacionadas a drogas e a desmoralização do homem que tanto nos inquieta e preocupa.

Nenhum comentário:

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE