No dia 17/03 tivemos nossa primeira aula presencial e conhecemos o professor Luiz Davi Mazzei da Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática.
Nesta noite além de alguns conceitos referentes a iniciação à matemática, manuseamos alguns jogos que poderiam nos auxiliar em sala de aula.
A Caixa Tátil, eu particularmente já conhecia da época que trabalhei na educação Infantil, porém o Baralho "Maia" foi algo novo e muito interessante para trabalhar com os maiores.
Este baralho foi entregue aos grupos e sugerido que cada um, segundo seus preceitos, descobrisse uma forma de jogá-lo. Foi muito engraçado, pois não haviam números apenas gravuras, o que dificultava desvendar as regras. Após alguns minutos, conseguimos colocar as cartas em ordem numérica, porém não sabíamos qual era o valor de cada uma.
Esta atividade é muito interessante na medida em que nos desafia a colaborar com nossa opinião a respeito de algo, mas também nos sujeita a abrir mão de nossas idéias, em função da proposta do outro, que poderá ser mais coerente que a nossa, esta postura trabalha nos alunos a verdadeira concepção de equipe, pois neste primeiro momento o resultado positivo é vitória para todos, somente após o início do jogo passarão a ser adversários.
Mais uma vez encontramos em momentos divertidos um grande aliado em sala de aula, colaborando não só na questão pedagógica mas também na emocional e pessoal dos alunos.