domingo, 31 de outubro de 2010

8º semestre - Estágio Curricular

O EIXO VIII, semestre onde realizei o estágio curricular, me ofereceu a oportunidade de conhecer e de vivenciar a rotina de uma sala de aula.
No estágio, experienciei da sensação de conviver com pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas... Eram diferentes quando optavam por esta ou aquela cor de papel, mas eram iguais quanto ao entusiasmo pela confecção da dobradura. Eram diferentes quando descreviam as suas dificuldades, mas eram iguais quanto a curiosidade pelo novo. Eram diferentes fisicamente, mas dentro de cada um deles era latente a vontade de aprender.
Também foi no estágio que me deparei com uma situação que, a princípio, me causou apenas estranheza e depois curiosidade: como acontece o aprendizado de um aluno tímido? Terá ele dificuldades para aprender? Será melhor respeitar sua personalidade ou buscar pela sua participação em sala de aula? Como a escola pode colaborar para a sociabilidade do aluno tímido?
Foram com estas indagações que iniciei meu TCC, e é na busca por estas respostas que venho me dedicando exaustivamente nos últimos 2 meses. Considero este aluno o evocador de minha pesquisa de TCC, pois foi do seu comportamento reservado e pouco participativo que surgiu o meu interesse por saber mais sobre como seria seu aprendizado.
Nesta “altura do campeonato” tenho condições de refletir sobre algumas certezas que eu tinha inicialmente e que não se confirmaram ao longo da pesquisa. Uma delas era a de que o aluno tímido ficava em “desvantagem” por optar não participar de atividades de sala de aula. Pensava inicialmente que esta desvantagem poderia inclusive comprometer seu aprendizado.
Minhas pesquisas me fizeram concluir que o aluno tímido é um aprendiz reflexivo, e, portanto aprende melhor agindo mentalmente e não fisicamente. Felder e Silverman (1988), dois autores que fundamentam minha pesquisa, classificam os alunos a dois tipos distintos de aprendizes – Ativos e reflexivos. “Os aprendizes ativos, tendem a compreender e reter melhor a informação trabalhando de modo ativo, agindo sobre algo – discutindo e aplicando a informação ou explicando-a para os outros, tendem a gostar mais do trabalho em equipe, têm espírito de liderança. Os aprendizes reflexivos preferem primeiro refletir sobre a informação, observar e analisar o que os outros fazem, e tendem a gostar mais de trabalhar sozinhos.”
Assim seria válido dizer que o aluno tímido não está em desvantagem pelo fato de optar não participar de algumas atividades em sala de aula, pelo contrário, está operando mentalmente e alcançando o seu aprendizado.
Uma outra conclusão que considero de extrema relevância para os que têm algum vínculo com a educação e que conquistei nesta pesquisa, é a de que o aluno tímido precisa ser estimulado a participar sempre em sala de aula, pois é somente nestes momentos que poderá experimentar as suas reais potencialidades e capacidades. Segundo o psicólogo Rene Schubert em entrevista publicada no Uol Ciências e Saúde, em novembro de 2009, “o enfrentamento de situações difíceis e geradoras de ansiedade, é uma das melhores alternativas para se vencer a timidez”. Este estudo reafirma a influencia que a postura do professor tem para o desenvolvimento de um aluno. È equívoco pensar que a melhor para o aluno tímido não participar para não se sentir constrangido, é importante estar sempre instigando sua participação para que ele vença as barreiras da timidez progressivamente.
Estas foram algumas considerações que construí ao longo da minha pesquisa e que representam mudanças significativas na minha forma de pensar e agir em sala de aula frente a um aluno tímido e pouco participativo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

7° semestre - Didática, planejamento e avaliação

No EIXO VII do curso, encontrei na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, um texto me muito se relaciona com meu tema de pesquisa, onde estudamos a prática avaliativa nas escolas.
Tenho constatado neste período de pesquisa, que o aluno tímido, devido a sua dificuldade em expor-se, sofre demasiadamente em trabalhos cuja avaliação é oral. Inclusive, vejo uma necessidade dos professores adequarem esta prática aos seus alunos tímidos, considerando toda a ansiedade e superação que estes se vivenciam num momento avaliativo. A princípio, “dar pontos” por participação ou envolvimento dos alunos nas atividades, me parece válido para tornar o ensino mais interativo, porém, a que se observar o aluno tímido e não penalisá-lo por não terem a mesma facilidade dos demais numa apresentação oral.
No texto “O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar” de LUCINETE FERREIRA, estudamos a questão da ansiedade como ‘bloqueador’ nos períodos destinados a avaliação. Bolsanello (1986, p.810) nos diz que "a ansiedade e a tensão que é resultado do estado mental do indivíduo tem várias formas de se manifestar e as causas ou agentes de tensão tanto pode ser fisiológica quanto psicológica".
Se as pessoas não aprendem da mesma forma devida sua bagagem cultural, tratá-las de forma igual na avaliação certamente não terá como resultado o resultado que se pretende.
O professor que busca envolver seus alunos na construção dos seus conhecimentos preocupa-se com a seleção de conteúdos, com as suas estratégias de ensino e também com a avaliação que pretende aplicar. Creio que o aluno tímido deva ser avaliado segundo suas reais capacidades de expressão, levando-se em conta as suas limitações, somente assim ele não será prejudicado por uma característica pessoal que possui.

sábado, 16 de outubro de 2010

A Epistemologia Genética elucidando o processo de aprendizagem dos alunos tímidos.

Na ‘varredura’ por referencial teórico no 6º semestre do curso, deparei-me com um texto por demais interessante e condizente com minha problemática de pesquisa. Na interdisciplina de Psicologia, estudamos o texto “EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO de Tania Beatriz Iwaszko Marques. Nela a autora reflete sobre o desenvolvimento humano e a interferência do agir neste desenvolvimento se pautando nas ideias de Piaget.
As pesquisas de meu TCC, voltadas para o aluno tímido e seu comportamento passivo frente ao ensino aprendizagem, me mostram que este aluno, é um aprendiz reflexivo, ou seja, ele aprende observando, ouvindo, sem encontrar nesta postura qualquer dificuldade de aprendizagem.
No texto que me referi anteriormente, no que se refere ao agir, a autora esclarece que “para a epistemologia genética a ação é promotora de aprendizagem. Piaget acreditava que a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, sendo que essa ação pode ser física ou mental”. Nas palavras do autor: As explicações mútuas entre crianças se desenvolvem no plano do pensamento e não somente no da ação material (PIAGET, 1986, p.43).
Assim acabo de encontrar nesta leitura um apoio teórico de suma importância para meu trabalho de pesquisa, onde se faz possível afirmar que o aluno tímido, mesmo mentalmente, está agindo sobre o objeto de estudo, por tanto ele não é passivo. Por isso a sua opção por não participar e/ou não manipular instrumentos práticos durante as aulas, não acarretará em desvantagem na sua aprendizagem, uma vez que seu desempenho estará sendo exercido e executado na sua totalidade, mentalmente.
Logo que escolhi meu tema de pesquisa, percebi que o assunto permeava a área da Psicologia. Não é a toa que estou encontrando bastante fundamentação teórica nas interdisciplinas do curso voltadas para esta área.
Esta leitura me ofereceu inúmeras informações que poderão ser aproveitadas para a produção de meu TCC, onde analiso os tipos de aprendizagens e classifico os alunos em aprendizes ativos e reflexivos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As regras sociais influenciando nosso comportamento

Ao me deparar com as interdisciplinas estudadas no 5º semestre, encontro na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta alguns estudos que se assemelham com minhas pesquisas de TCC.
Minhas leituras e reflexões em busca de “alimento teórico” para amparar meu TCC, me levam a afirmar que a Timidez, enquanto sentimento de inibição e retraimento frente a situações de exposição social, não pode ser considerado como uma “doença”, ou seja, a timidez, não está vinculada a nenhuma patologia, ao contrário, ela é “um instrumento necessário na sociedade em que se vive”. (CLÁUDIO MACIEL E ZUSE).
Isso nos leva a crer que aquelas pessoas que não têm um pouco de timidez são tachadas de inadequadas, pois cometem atos que fogem ao padrão de convívio social. Um pouco de timidez é comum a todas as pessoas normais, mas deve-se ter muito cuidado com a timidez em excesso, quando ela impõe barreiras e limites que impeçam a conquista de objetivos.
Essas conclusões muito se assemelham com estudos proferidos pela interdisciplina de Psicologia da vida adulta, quando afirma que desde que nascemos convivemos com “regras sociais” impostas pelo meio exterior, onde encontramos orientações de como agir, reagir, num determinado momento. E a maturidade nos permite enxergar com mais clareza estas regras impostas pela sociedade, conduzindo com mais veemência nossa conduta social.
Embora atuantes em situações diferentes (na maturidade e nos tímidos), observamos as “regras sociais” influenciando nossas ações no nosso dia a dia. Para o tímido, a inadequação social é inaceitável, e na busca por uma postura coerente, torna-se extremamente exigente consigo mesmo, enquanto que no adulto, estas regras, mais definidas e claras, resultam em posturas mais adequadas ao convívio social.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

EIXO IV

4º semestre- TICS
Como vestibulanda do segundo grupo de aprovados, cursei a interdisicplina de Tics no 4º semestre do curso.
Deste modo, resgato-a para ser foco de reflexão nesta 5ª semana como instrumento imprescindível deste curso e com ensinamentos muito úteis para serem utilizados no próprio curso e na sala de aula junto aos alunos. Foi nesta interdisciplina que conheci o sait da RIVED. Neste programa educativo criado pelo MEC encontra-se varias sugestões de jogos educativos e de grande valia para serem trabalhados em sala de aula. Inclusive recorri a ele no meu estágio e adaptei-o para a forma impressa, visto que minha escola não possuía laboratório de informática.
Uma outra tarefa que me recordo no momento foi a construção da linha do tempo virtual (xtimeline), onde relacionamos um fato de nossa vida pessoal à evolução tecnológica ocorrida na Brasil. Mais uma vez, reforçando a ideia de que um aprendizado somente é concretizado se fizermos relação dele com outro pré-existente.
Nesta interdisciplina não estudamos um autor em especial além do próprio professor Eliseo Berni Reategui, que se mostrou expert na área da informática, me auxiliando até mesmo em outros semestre do curso onde eu não conseguia dominar o uso de certas tecnologias como o Pbworks.
Transpondo estes ensinamentos para o TCC, penso que as tecnologias, privilegiando a idéia da educação a distancia, facilitam de certa forma aos alunos tímidos na sua escolarização, já que, desta forma não estarão sendo expostos diretamente. Inclusive, existe o privilégio de não ser visto nas atividades online, podendo solucionar suas dúvidas perguntando ao professor virtualmente pelo msn, gmail, etc., sem o “sofrimento” causado pela exposição social. Algo que na sala de aula, presencialmente, seria a causa de muita ansiedade e agonia ao tímido.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conclusões...

Nesta quarta semana de reflexão, concluo que embora não tenha encontrado muitos artigos que contemplem meu tema de TCC (A timidez no contexto escolar), alguns eixos ofereceram subsídios para a elaboração do mesmo, indiretamente. É o caso, por exemplo, da interdisciplina de SII por meio da atividade “Organização do tempo”. Este foi um estudo realizado logo no início do curso onde fui levada a refletir sobre a importância de eleger prioridades e aumentar a qualidade do tempo disponível com a família, amigos, etc. uma vez que este, o tempo, seria cada vez mais raro em função das exigências do curso.
Somente agora percebo como esta atividade me ajudou a me organizar, dando condições para que eu pudesse seguir no PEAD sem diminuir o desempenho em outros ambientes que atuava. O aluno, especialmente o da educação à distância precisa ter autonomia e consciência de que sua vitória depende unicamente de seu empenho e dedicação é neste contexto que a organização do tempo se faz necessária. Caso contrário somos “atropelados” pela falta de tempo e conseqüente não conseguimos vencer os prazos.
Neste momento, durante a produção do TCC, me vejo mais uma vez tendo de me reorganizar no tempo, pois por mais que a orientação seja assídua, o trabalho de pesquisa é individual e solitário. Bem sei que não posso, de forma alguma, emperrar na espera de um comentário, preciso ir em busca, investigar, caminhar com minhas próprias pernas. Posturas como esta, foram iniciadas lá no primeiro semestre do curso e seus efeitos perpetuaram ao longo da caminhada no PEAD apontando para a pertinência em curto e em longo prazo dos estudos proferidos pelas interdisciplinas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

EIXO 3 - Seminário Integrador

As bagagens teóricas trazidas pelo Eixo III que se realacionam com meu tema de pesquisa, são as do Seminário Integrador. Neste Eixo tivemos o primeiro contato com PAs através da atividade “Lançamento de perguntas”. Me recordo como esta atividade despertou o meu interesse ao me levar a resgatar indagações que trouxera desde a minha infância. Muitas delas não manifestadas em sala de aula devido à timidez...
Me questiono no momento se, na época de minha escolarização, eu teria “coragem” de manifestar uma curiosidade durante uma elaboração de PA. Creio que se fosse em pequenos grupos, sem “pressão”, falaria sem problemas. E na medida em que o projeto avançasse nas pesquisas, estaria envolvida, talvez não como porta-voz do grupo, mas como coadjuvante no processo, atuando como investigadora/pesquisadora.
Daí a relevância de se trabalhar com PA em sala de aula, também para a sociabilização do aluno tímido, como uma forma de oportunizar a ele um momento onde possa manifestar seus saberes e curiosidades, muitas vezes obscuros e incertos aos olhos do professor.
Um outro aspecto relevante a ser discutido seria com relação ao professor oferecer uma atenção especial ao aluno tímido no momento em que participa de pequenos grupos. Muitos tímidos demonstram menos retraídos ao serem levados a trabalhar de forma cooperativa porque para ele a exposição é menor e, sendo assim se sente mais a vontade para expor suas ideias e concepções.
Pensando desta forma, assim como atividades lúdicas podem criar melhores condições para o aluno tímido interagir com o grupo de colegas, a elaboração de PAs pode auxiliar na criação de condições onde o aluno se sente mais motivado a manifestar suas curiosidades e indagações.

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE