quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Reflexão sobre o PIE

Ao analisar o PIE que elaborei no inicio deste ano, constatei que alcancei alguns objetivos traçados e avancei em alguns que havia planejado a longo prazo. Assim como percebi o quando este plano, mesmo tendo sofrido os reparos sugeridos pela tutora Roberta, continua genérico e superficial.
Construí 7 objetivos, sendo que apenas 3 deles projetados para o final deste semestre, os outros são objetivos a serem alcançados a longuíssimos prazos, algo que talvez nem consiga visualizar nesta vida.
Com relação aos objetivos “concretos e reais”, estão os de:
* Apropriar-me das ferramentas tecnológicas, melhorando minha desenvoltura ao realizar tarefas solicitadas pelas interdisciplinas bem como auxiliando na minha prática docente;
* Organizar-me devidamente no tempo para realização das atividades do PEAD, possibilitando a realização de leituras complementares;
* Aplicar os conhecimentos adquiridos no curso nos mais diferentes âmbitos: pessoal, profissional e estudantil.
Para o alcance do primeiro objetivo descrito acima, apontei algumas estratégias que me auxiliariam nesta conquista, uma delas seria a de utilizar com mais afinco os tutoriais oferecidos pelas interdisciplinas para a apropriação dos recursos tecnológicos. Sem duvidas este foi o recurso que mais empreguei para alcançar meu objetivo. Nas TIC’s ainda no semestre passado, conhecemos o programa Xtimeline que nos cobrou uma imensa desenvoltura e os tutoriais auxiliaram bastante para a apropriação desta ferramenta tecnológica. Da mesma forma a ajuda de professores e colegas se fez de muito valor nesta conquista.
Neste eixo V, o desafio tecnológico chamou-se Cmaptools, ferramenta apresentada pelo SI onde se faz possível criar mapas conceituais. Ainda que eu não saiba usufruir de todos os benefícios deste programa, me sinto familiarizada com o mesmo para construir mapas conceituais quando solicitado por alguma interdisciplina. No entanto para que eu chegasse neste aprendizado os tutoriais, eleitos como um recurso possível, foram de muita valia.
O segundo objetivo diz respeito à organização do tempo. Embora nunca tenha postado uma atividade em atraso, me sentia incomodada por não realizar as leituras complementares. Não posso dizer que pude realizar todas as leituras extras, mas a organização do tempo por meio da divisão de tarefas domésticas entre os membros da minha família bem como o meu desligamento definitivo de alguns encargos que prestava para a comunidade, me possibilitaram fazer algumas leituras que colaboraram bastante para a melhor compreensão e aprofundamento do tema apresentado pelas interdisciplinas.
O ultimo objetivo, ainda que seja algo em permanente continuidade, foi alcançado com sucesso. Tenho aplicado nos diferentes campos de minha vida os conhecimentos adquiridos neste curso, e esta atitude tem colaborado bastante para o enriquecimento de minha vida pessoal e profissional. Me sinto mais encorajada a inovar em sala de aula, reconhecendo nas duvidas dos alunos um excelente meio de iniciar um projeto de aprendizagens, onde de fato estas (aprendizagens) serão significativas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Gestão Democrática escolar, mais que uma tendência uma necessidade.

Atualmente os processos de descentralização da gestão escolar representam uma das mais significativas mudanças na educação. Permitir que a comunidade esteja presente, participando efetivamente em todos os setores da escola já é realidade em muitas escolas brasileiras. Porém, se PARTICIPAÇÃO é a maior característica, é também o maior desafio da escola contemporânea.
Oferecer oportunidade de participação, não significa “encurtar caminhos”, muito pelo contrário, chegar a um denominador comum é muito mais demorado e complicado quando se tem diferentes vozes e opiniões sobre um mesmo assunto, sobre um mesmo problema.
É bem verdade que permitir que a comunidade esteja presente em todos os setores da escola não é garantia que os problemas desta instituição estejam resolvidos, mas esta postura democrática aumenta as possibilidades de sucesso nas decisões tomadas ao atender as necessidades do coletivo, do grupo. Além disso, o envolvimento da sociedade na escola criará uma posição de parceria, de colaboração, pois cada decisão influencia no destino de todos.
De fato, viemos de uma cultura de silêncio, onde as leis eram impostas para que apenas desempenhássemos nossas funções; e neste momento da história educacional estamos construindo princípios democráticos, “aprendendo democracia”, num exercício de cidadania que muitas vezes se torna conflituoso entre as partes envolvidas.
Frequentemente os problemas chegam à escola e são devolvidos a família, e vice-versa, como se procurássemos um “culpado”para os problemas que encontramos no caminho, a parceria quando instituída nesta situação cria e possibilita um vínculo de auto-ajuda, numa luta por objetivos comuns.
Muito me tocou a fala do professor Jorge Najjar (professor da FEUFF) que lembrou Paulo Freire que por sua declarava que “a briga por melhores salários deve ser uma briga de toda a sociedade, e não apenas dos professores”. Nada mais justo do que termos do nosso lado quem mais se beneficiará com nossos sucessos, ainda que os benefícios venham de forma indireta.
Uma escola democrática é alicerçada em alguns princípios básicos, onde a eleição para diretor, a efetivação de conselhos escolares, a transparência na gestão escolar, são dados como condição básica para a sua concretização, porém não bastam que estas estruturas existam na base administrativa da escola, é fundamental que as opiniões adversas sejam de fato ouvidas e analisadas, num espírito de respeito as diferentes opiniões. Esta escola está sempre aberta ao diálogo e tem como premissa o compromisso com a sua gente, para tanto se envolve nos problemas de seu entorno e traça junto a sua comunidade metas e objetivos a serem buscados através do ensino para amenizá-los.
Portanto, uma escola que assume uma postura democrática, necessita buscar incessantemente pela “participação” da comunidade escolar na construção de suas dimensões pedagógicas, principalmente no que diz respeito ao PPP.
Mas participar não é apenas “marcar presença” em reuniões. Participar ativamente é apresentar propostas, definir caminhos, é fiscalizar, avaliar a organização e o funcionamento da instituição escolar, numa postura consciente e justa, numa parceria que visa a melhoria do ensino de forma legitimada.
É fundamental que tenhamos consciência de que a educação se discute fundamentalmente de forma coletiva, pois somente a organização competente de todos os segmentos da comunidade escolar é capaz de possibilitar a construção de uma escola que atenda as expectativas de todos, isto é, para uma nova escola, com uma nova qualidade.
Assista ao vídeo Gestão Escolar Democrática que está disponível em
http://videogestoademocratica.pbwiki.com/

sábado, 8 de novembro de 2008

Projetos ...

Estamos dando andamento a dois projetos neste semestre, um guiado pelo SI, do qual já fiz um breve relato neste ambiente, e outro orientado pela interdisciplina Psicologia da vida Adulta. Este último vem rendendo muitas descobertas com relação às peculiaridades existentes na terceira idade.
O tema escolhido pelo meu grupo foi “Relacionamentos amorosos na terceira idade” e, para demonstrar as facetas presentes nos relacionamentos dos idosos procuremos entrevistar senhoras e casais com idade acima de 50 anos, que acreditamos poder nos mostrar as diversas realidades arroladas a este tema e assim demonstrar de forma concreta o que muitos estudiosos concluíram sobre este assunto.
Realizar ambos os projetos está sendo muito significativo e desafiador na medida em que me enche a cada dia de motivação para estar buscando respostas para as pergunta e dúvidas que norteiam as pesquisas e, assim possibilitando criar minhas próprias conclusões sobre o assunto, de forma imparcial e justa.

sábado, 25 de outubro de 2008

Atuação do CAE no município de Três Cachoeiras

A interdisciplina Organização e Gestão da Educação, em uma de suas atividades, nos convidou a nos informar na prefeitura sobre a organização e o funcionamento dos conselhos do FUNDEB e da alimentação escolar de nosso município.
Decidi pesquisar e me informar sobre a atuação do CAE do município de Três Cachoeiras e descobri muitos detalhes formais e práticos deste conselho.
Segundo Éderson Machado, coordenador do CAE de Três Cachoeiras, uma vez instituída esta comissão, atribui-se a ela a incumbência de fiscalizar a execução do Programa de Alimentação escolar, ou seja, os recursos financeiros repassados pelo FNDE para a aquisição dos produtos da merenda escolar além de viabilizar melhoria da qualidade das refeições, atendimento dos hábitos alimentares, diversificação da oferta de alimentos, incentivo à economia local e regional, diminuição dos custos operacionais e estímulo à participação da comunidade local na execução e controle do Programa.
O município de Três Cachoeiras passou a adotar tais medidas a partir do ano 2000. Atualmente o número de membros que integram o CAE deste município são 07 como estabelece a Medida Provisória n° 1979-19 de junho/2000.
Em termos de valores, o coordenador do CAE, esclareceu que chega até o município 0,20 centavos por aluno matriculado no Ensino Fundamental e Educação Infantil para serem gastos diariamente com a sua merenda escolar. O levantamento total de alunos matriculados é sempre feito baseando-se no senso do ano anterior.
Neste município, os conselheiros são convidados a participarem de reuniões a cada dois meses onde conhecem os demonstrativos da movimentação nos meses anteriores (compras, valores gastos e destino dos alimentos) bem como ficam a par da ocorrência de sobras de produtos nos estabelecimentos de ensino. Acompanha a reunião além dos 07 conselheiros, mais 01 merendeira de cada escola atendida pelo programa e 01 nutricionista. Nesta reunião é feito a elaboração do cardápio a ser seguido pelas escolas e a lista de produtos a ser licitada.
Segundo Éderson, a quantia repassada tem sido suficiente para cobrir os custos da merenda escolar do ensino fundamental, porém não tem coberto as despesas da creche municipal, já que esta oferece a cada criança 02 lanches/dia e o almoço, neste caso o município tem completado este valor a fim de oferecer aos pequenos as 03 refeições diárias.
Como resultado deste trabalho, pude perceber que as funções de orientar, fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos destinados a merenda escolar, bem como a vantagem de intervir nas decisões de compra de produtos e na construção de cardápios, são ações de direito da população, e que por meio do CAE se fazem concretas neste município.

REFLEXÃO-SÍNTESE DO FÓRUM: MARX E MÉSZÁROS

Refletir Karl Marx e suas idéias sobre o contexto social de sua época é de certa forma refletir sobre a realidade atual como desfecho de um processo histórico. Com sua grande capacidade de interpretar a sociedade, Marx projetou os efeitos desta para além de seu tempo. Este pensador/investigador percebeu e analisou melhor do que ninguém o desenvolvimento do capitalismo onde tudo se transformaria em mercadoria e seus artigos nos beneficiam com um caminho para entender melhor a natureza do desenvolvimento capitalista.
Seus relatos afirmavam que a economia seria a base de toda a organização social, baseada na exploração da força de trabalho da classe dominante (a burguesia) sobre a classe dominada (o proletariado). Segundo Marx, a mudança social estaria vinculada à luta de classes, e tal transformação só seria possível quando a classe trabalhadora menos favorecida se libertasse das amarras do capitalismo, podendo realizar plenamente e livremente sua potencialidades.
É nesta linha de pensamento que nos voltamos para a educação, como a forma mais significativa de colaboração no processo de libertação do ser humano.
Segundo Marx a única forma de haver uma mudança significativa na alienação seria principalmente por meio da educação. No entanto, o que percebemos são escolas, que na sua grande maioria, continuam a colaborar na perpetuação da situação alarmante de exclusão e dominação ao transmitir a mesma forma de educação capitalista e alienada de séculos atrás e desta forma contribuindo para o fortalecimento dos mais "fortes" e desfavorecendo ainda mais os mais "fracos".
Sem dúvidas, no processo de construção da história, a escola modificou seu foco de interesses em cada momento. Aquela escola oferecida aos pobres no século XIX e XX nunca formou ou quis formar para a autonomia, queria apenas produzir trabalhadores dóceis, prontos para serem governados. Porém, ainda que as mudanças tenham acontecido, a escola ainda se apresenta diferente às classes populares através de um sistema educacional que estabelece limites e fronteiras sobre como e o que deve ser ensinado. Isto porque ter conhecimento gera autonomia e posicionamento crítico o que representa, até hoje, ameaça aos que estão no poder.
Penso que uma das grandes funções da educação seja livrar os menos favorecidos da barbárie que a própria sociedade lhes apresenta como única alternativa de sobrevivência.
Precisamos, como nos diz Mészarós no texto Educação contra a alienação e que nossa colega Terezinha Solange colocou no fórum de forma muito pertinente, “recuperar o sentido da educação e recuperar no povo seu senso crítico, levando-os a conhecer-se a si mesmos, aprender por diferentes meios alternativos e criativos. Pois só tornando-se críticos terão força para se libertar da alienação dominante”.

Projetos Temáticos

Três interdisciplinas deste semestre, Seminário Integrador em parceria com Projeto Pedagógico em Ação e Psicologia da Vida Adulta, vem me proporcionando situações de muito aprendizado no que diz respeito à elaboração de projetos temáticos.
O primeiro passo do projeto: elaborar a pergunta ou tema central a ser pesquisado, foi um trabalho muito mais árduo e complexo do que eu imaginava. A pergunta que criamos inicialmente precisou de vários reparos para ficar como o esperado, e ainda não temos certeza de sua total aprovação. A cada comentário da Prof. Nadie, observamos detalhes que tinham passado despercebido pelo grupo e este processo de reformular, de repensar, de analisar profundamente cada item da pesquisa em formas de dúvidas e certezas, tem colaborado muito no meu entendimento como professor. Elaborar um projeto, nunca foi tão “complicado” e ao mesmo tempo tão rico de aprendizado como tem sido neste momento de minha vida.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Gestão Democrática na Educação

Através dos estudos até aqui realizados sobre Gestão Democrática na Educação, pude refletir e perceber vários segmentos administrativos que se fazem necessários numa instituição de ensino para que haja realmente uma escola pública democrática.
Uma escola democrática é alicerçada sob um conjunto de práticas onde toda a comunidade escolar pais, filhos, funcionários e professores formam um grupo único e ativo nas discussões e decisões da escola. Esta escola está sempre aberta ao diálogo e tem como premissa o compromisso com a sua gente, para tanto se envolve nos problemas de seu entorno e traça junto aos habitantes metas e objetivos a serem buscados através do ensino para amenizá-los.
Uma escola que tem presente critérios democráticos em seu regimento, preza pela ação permanente do conselho escolar em suas decisões administrativas. Do mesmo modo, age de forma transparente em suas dimensões financeiras prestando informações verídicas sobre suas contas, verbas e aplicações.
Portanto, uma escola que assume uma postura totalmente popular educacional, necessita buscar incessantemente pela “participação” da comunidade escolar na construção de suas dimensões pedagógicas, principalmente no que diz respeito ao PPP que é a carteira de identidade da escola. Neste documento constam os mais sérios compromissos que a escola assume, juntamente com todos envolvidos no processo educativo (professores, funcionários, alunos, seus pais e a comunidade como um todo) para se chegar ao objetivo maior que é colaborar para a construção de uma nova realidade com sujeitos autônomos, críticos e capazes de agir com sabedoria.

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS - UFRGS


Olá, sejam muito bem-vindos ao meu portfólio de aprendizagens...
Este ambiente foi criado com objetivo de registrar as aprendizagens obtidas nas diversas interdisciplinas ao longo deste curso, bem como poder desenvolver o hábito de refletir sobre nossa caminhada e poder transmitir de forma organizada e coerente cada descoberta, agilizando assim o processo de resgate destes registros.



Graduanda: Gislaine Cardoso Aguiar
email: gislainecardosoa@gmail.com

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
PAULO FREIRE